Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 7ª Semana da Segurança do Trabalho promove diversas atividades para estudantes do Campus
Início do conteúdo da página

7ª Semana da Segurança do Trabalho promove diversas atividades para estudantes do Campus

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 13h38 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 13h56

SST 2Entre os dias 22 e 26 de maio, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou a 7ª Semana da Segurança do Trabalho, nos auditórios do Prédio H e do Prédio Pedagógico da Engenharia Agronômica. Em 2023, o tema foi “Formação Técnica e Humana para a Gestão Integrada da Segurança e Saúde no Trabalho” e contou com minicurso e palestras.

O Coordenador do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, professor Geraldo Gomes de Oliveira Júnior, explicou que o “objetivo da 7ª Semana da Segurança do Trabalho foi atualizar, complementar e consolidar a formação dos nossos estudantes, para que possam corresponder às expectativas do mercado de trabalho e que se tornem verdadeiros agentes de prevenção de acidentes e adoecimento no trabalho”.

O professor também pontuou que eventos como este “estimulam a interação dos estudantes com palestrantes, empresas e entidades de referência no cenário nacional de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), amplia as bases técnicas, humanas e os horizontes profissionais dos nossos estudantes. O Mercado de trabalho precisa de profissionais cada vez mais proativos e que estejam dispostos a buscar o aprimoramento contínuo”.

O Engenheiro de Minas e Segurança do Trabalho e Tecnologista Sênior da FUNDACENTRO/MTE, Lenio Servio Amaral, ministrou a palestra “ “Métodos de avaliação da exposição ocupacional a poeiras minerais” e destacou a importância do Campus Muzambinho promover uma Semana da Segurança do Trabalho. “A iniciativa do Campus Muzambinho em proporcionar este evento é basilar e está associada aos objetivos fundamentais na formação e capacitação dos profissionais em SST [Saúde e Segurança do Trabalho] por esta Instituição. Tal evento proporcionou aos alunos deste campus, contato com novos temas em SST, e contato com profissionais de outras instituições e empresas que são referências em SST”.

Cleudir Ribeiro é Supervisor Técnico/Certificação da empresa Marluvas e ministrou a palestra intitulada “Construção de Calçados Profissionais”. Ele contextualizou a importância do profissional da Segurança do Trabalho em “promover qualidade de vida aos trabalhadores e prevenir acidentes, diminuindo o risco do trabalhador sofrer com lesões, dores no corpo, ou limitações cotidianas durante o exercício de suas profissões”.

A estudante Vanice Elias Macedo cursa o 3° Módulo do Curso Técnico em Segurança do Trabalho e participou das atividades da 7ª Semana do seu curso. Vanice comentou que o mercado de trabalho busca profissionais atualizados, capacitados e com habilidades no segmento da Segurança do Trabalho. Ela disse que aprendeu muito durante o evento e que a palestra que mais gostou foi a "Segurança e Saúde no Trabalho sob a ótica da Inspeção do Trabalho", ministrada por Alexandre Scarpelli, Auditor-Fiscal do Trabalho; Chefe da Inspeção do Trabalho; Gerência Regional do Trabalho - Poços de Caldas - MG).

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho e cedidas pelo professor Geraldo Gomes de Oliveira Júnior

registrado em:
Fim do conteúdo da página