Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho adquire trator para frota da Escola-Fazenda

Campus Muzambinho adquire trator para frota da Escola-Fazenda

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 10h16 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 10h16

9Q6A6563

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho adquiriu um novo trator para ser utilizado nas atividades da Escola-Fazenda. O recurso da compra é referente a orçamento arrecadado através de Receita Própria Fonte 0250 e o valor do investimento foi de R$206.800,00 para aquisição de um trator, potência 55 HP, tipo combustível diesel.

9Q6A6587O Diretor-Geral do Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, destacou que “é fundamental o investimento em novas tecnologias em todas as áreas para a formação de nossos estudantes, isso inclui nossa Escola-Fazenda. Mais que merecido um descanso para o "cinquentinha" que carrega consigo uma rica história de tantas e tantas pessoas que aprenderam "com" ele e/ou sobre ele. Um detalhe que merece destaque é o retorno da receita de nossa própria fonte de arrecadação dos setores agropecuários na aquisição deste novo e moderno trator. Vamos continuar investindo por mais momentos assim!” - finalizou o Diretor-Geral.

A servidora Zélia Dias de Souza, Diretora de Administração e Planejamento, explicou que “a utilização de recursos próprios para a aquisição do equipamento é uma estratégia que combina ensino tradicional, com atividades práticas voltadas para a agricultura e pecuária. Sendo os setores agrícolas, agroindustrial, entre outros setores, os responsáveis pela arrecadação de receita própria”.

A Diretora de Administração e Planejamento pontuou que “a aquisição de equipamentos para Escola-Fazenda utilizando recursos de fonte própria é um investimento valioso no futuro da educação agrícola. Essa iniciativa proporciona aos alunos uma formação prática e atualizada, preparando-os para os desafios dos setores e contribuindo para o desenvolvimento sustentável”.

9Q6A6609O servidor Carlos Eduardo Machado, Coordenador do Setor de Mecanização Agrícola, explicou que o trator é novo, de acordo com ele, “Zero horas” e com várias tecnologias embarcadas. Em sua fala, o Coordenador pontuou que a Escola-Fazenda do Campus Muzambinho possui diversos afazeres e culturas e que cada um necessita de um tipo específico de maquinário. Ele citou o exemplo do plantio e colheita de milho que necessitam de tratores de médio e grande porte. “Temos esses tratores aqui”. No caso das lavouras de café, o maquinário necessário é o trator cafeeiro, de pequeno porte.

Atualmente o Campus Muzambinho possui 11 tratores, mas com a chegada do 12º, os famosos “cinquentinhas” serão “aposentados”. Os “cinquentinhas” foram os primeiros tratores do Setor de Mecanização Agrícola do Campus e fazem parte da história da Instituição. Carlos Eduardo pontuou que o objetivo é trocar a frota na medida que novos maquinários forem adquiridos. O novo trator será utilizado nos setores de Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, serviços ligados à Zootecnia e Veterinária e a Escola-Fazenda de uma maneira geral.

O servidor Juliano Francisco Rangel, Coordenador Geral de Produção, salienta sobre a importância na busca de parcerias e meios para que os investimentos possam ser concretizados na Escola-Fazenda. “Nós estamos empenhados em realizar a substituição da frota agrícola para uma melhor adequação aos novos métodos de tecnologias aplicadas na produção agropecuária”.

O Coordenador também destacou que com a aquisição do novo trator é possível ofertar aos estudantes da instituição as novas tecnologias que são oferecidas no mercado, proporcionando aos alunos o contato e manejo direto com as mesmas.

Carlos Eduardo finalizou agradecendo a Direção-Geral, a Direção de Administração e Planejamento e a Coordenação Geral de Produção no empenho em buscar meios para que a frota da Escola-Fazenda seja renovada.

A empresa que vendeu o trator para o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou uma apresentação técnica sobre o maquinário. Os integrantes do Setor de Mecanização Agrícola, Grupo de Estudos em Mecanização - GETAM, estudantes que residem no Campus e atuam no setor da mecanização participaram da ação.

Entrega do Trator 2

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho