Página inicial > Notícias > Projeto “Campo Limpo” recebe embalagens de agrotóxicos no Campus Muzambinho

Projeto “Campo Limpo” recebe embalagens de agrotóxicos no Campus Muzambinho

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 13h39 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 13h39

Campo Limpo 6O Campo Limpo Muzambinho acontece há três anos na cidade de Muzambinho e está em sua quarta edição. O projeto recolheu unidades de embalagens rígidas, embalagens não laváveis e papelão de agrotóxicos utilizados por produtores. O projeto, realizado pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Prefeitura Municipal, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - EMATER, Apamig - Associação de Preservação Ambiental de Minas Gerais, inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária, tem por objetivo captar vasilhames de agrotóxicos que, eventualmente, poderiam ter sido descartados ou abandonados nas propriedades rurais. Após classificação e contabilização, esse material é encaminhado para o correto descarte, contribuindo-se assim para a manutenção e preservação do meio ambiente.

Juliano Francisco Rangel, Coordenador Geral de Produção do Campus Muzambinho, conta que o projeto é uma parceria que promove uma ação de recolhimento de embalagem de agrotóxicos utilizados por produtores locais, orientando-os sobre o correto descarte e a conscientização ambiental.

Juliano acrescentou que o projeto “Campo Limpo” integra o rol de ações endossadas pelo Campus Muzambinho em prol do meio ambiente e conscientização da população local. Nesta edição, o Campus Muzambinho ampliou sua ação junto aos produtores participantes. Os Cursos Técnicos Subsequentes em Enfermagem e Segurança do Trabalho participaram do projeto com informações ligadas à saúde do produtor e segurança do mesmo. De acordo com Juliano, é importante que o produtor venha ao Campus para entregar as embalagens vazias, mas que também receba instruções sobre o manejo correto e os alunos contribuem com informações relevantes para a rotina do produtor.

De acordo com Clóvis Piza, da EMATER, as embalagens recolhidas são exclusivamente de agrotóxicos, como por exemplo, embalagens rígidas, frascos de produtos, embalagens flexíveis e até mesmo embalagens com produtos vencidos. “A gente recebe todo tipo de embalagem de agrotóxico, inclusive aquelas que estão com restos de produto, um produto que o produtor não conseguiu usar, a gente vê caso de propriedade que tem produto de dez anos parado”. O Campo Limpo auxilia o produtor no descarte correto.

Edson Geraldo Bocoli, proprietário de um sítio no bairro Campestre, município de Muzambinho, atua com cafeicultura e participou pela primeira vez do Campo Limpo. O produtor trouxe aproximadamente 100 embalagens para serem descartadas. Ele explicou que o descarte correto das embalagens de agrotóxicos é muito importante para os produtores.

Gabriel dos Reis Mendes, atua com cafeicultura no bairro Ribeirãozinho, em Muzambinho. Ele conta que é a terceira vez que participa do Projeto e, nesta ocasião, estava entregando cerca de 40 embalagens de agrotóxicos. O produtor explicou que já fazia a devolução das embalagens, mas precisava se deslocar para outra cidade, pois em Muzambinho não tinha onde descartá-las. “Hoje a gente já sabe onde descartar as embalagens, não pode queimar, não pode jogar em um lixo qualquer, tem que trazer para o destino certo.” - explicou o produtor.

Texto: ASCOM do Campus Muzambinho
Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho e cedidas pelo servidor Juliano Francisco Rangel

registrado em: