Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho recebe a visita do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho recebe a visita do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 16h29 | Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2023, 16h41

19Na manhã de 08 de junho de 2023, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu a visita do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. O Secretário veio conhecer parte da infraestrutura do Campus na área da cafeicultura, acompanhar a Rota de Cafés Especiais, visitar os patrimônios históricos da cidade e também participar da abertura da AGROTUR.

O Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, recebeu o Secretário no Laboratório de Cafeicultura do Campus. Na ocasião, estavam presentes o prefeito Municipal, Paulo Magalhães, a Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, professora Agda Silva Prado, o Orientador do Grupo de Estudos em Cafeicultura - GECAF, o professor José Marcos Angélico de Mendonça, estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, Jaciel Antônio de Magalhães e Igor Nepomuceno Silverio e o Secretário Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Wilson Dias Lima.

Em sua fala, o Diretor-Geral relembrou a vinda, em 1953, do então Presidente da República, Getúlio Vargas, do Governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, do Ministro da Agricultura, João Cleófas, do Ministro da Justiça, Tancredo Neves e do Deputado Federal, Licurgo Leite Filho na inauguração da Instituição. E que naquela manhã, o Campus Muzambinho recebia o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. “Ao longo desses 70 anos, milhares e milhares de pessoas aqui foram formadas, bem formadas, garantindo o desenvolvimento não somente do Estado de Minas Gerais, mas de todo o Brasil”.

O Diretor-Geral apresentou os cursos ofertados pelo Campus Muzambinho nas modalidades: Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Cursos Técnicos Subsequentes, Cursos Superiores, Pós-Graduações e frisou que a Instituição atua com cursos presenciais e a distância, atendendo estudantes de todo o Brasil e do exterior. “Aqui, secretário, nós temos 120 professores, aproximadamente 100 técnicos administrativos e mais de 100 colaboradores terceirizados. Certamente o Campus Muzambinho é a principal indústria de Muzambinho. Indústria do conhecimento e também com impacto econômico direto e indireto para o desenvolvimento do nosso município”.

O professor Renato destacou o Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura. “Nós gostamos de destacar esse curso porque, sem dúvida alguma, o café é o principal arranjo produtivo local, do município e da nossa região. Quando nós falamos da cultura do café é importante termos a perspectiva do que, de fato, representa a cultura do café. A cultura do café não é plantar o grão e colher o grão, é a cultura nossa, é o cafezinho, é a conversa, é o abraço, é o acolhimento, esse acolhimento do mineiro e o café, ele perpassa por isso. Então a palavra cultura vai para muito mais daquilo que é plantar e colher”. O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, em sua origem tinha a missão de formar os filhos dos produtores rurais da região, atualmente é a Instituição de Ensino com a maior área de café plantada no Brasil.

O turismo tem sido pauta de diversas ações promovidas pelo Campus Muzambinho e a Gestão da Instituição tem participado ativamente das atividades ligadas ao assunto que são promovidas pela região. “Nós temos empreitado, acreditando no potencial do turismo local, nessa perspectiva do turismo rural, dessa cultura regional, que embora a gente não tenha um curso específico nessa formação, nós temos, por meio das parcerias com a Prefeitura Municipal, Sebrae, as agências de desenvolvimento, entendido que é um potencial que precisa ser melhor explorado. E o nosso Campus Muzambinho tem diversas experiências nesse sentido”. Durante a visita de Leônidas, o Secretário pôde degustar o café especial produzido pelo Campus Muzambinho, visitou uma das plantações de café do Campus e pôde experienciar a colheita do grão.

O Campus Muzambinho possui diversas atividades que podem integrar um circuito turístico na cidade de Muzambinho. As pessoas podem conhecer o processo do café, visitar diversas áreas, interagir com os estudantes da Instituição e presenciar o manejo de animais de pequeno e grande porte.

O Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira comentou que o convite de vir até Muzambinho o deixou muito feliz. Ele enfatizou a fala do Diretor-Geral ao comentar sobre as experiências turísticas que o Campus pode oferecer. “Professor, o senhor falou muito bem, nós temos uma diferenciação em nosso estado, em nosso território, que a gente precisa olhar com mais carinho, com mais acuidade e, sobretudo pensando em desenvolvimento, que é a experiência”.

O Secretário explicou que, durante o trajeto para Muzambinho, abordou com o Secretário Municipal de Turismo, que os europeus querem conhecer o café, pois na Europa não tem pé de café. Ele comentou que a presença do Instituto Federal para a cidade é bastante positiva. “Ter um instituto com essa qualidade já é uma verdadeira experiência”.

O Secretário aproveitou o momento para anunciar que voltará seus esforços para tornar o Café um Patrimônio Cultural e Histórico de Minas Gerais. Ele comentou também que sua equipe estreitará laços com o Campus Muzambinho com o objetivo de ampliar as possibilidades do desenvolvimento do turismo do café.

O professor José Marcos Angélico de Mendonça comentou sobre o fortalecimento da cadeia cafeeira de uma maneira geral. “Não apenas a cadeia tradicional, consolidada desde 1855, a cadeia cafeeira de produção de cafés especiais, que tem um elo com a cultura, que tem um elo com o turismo, que tem um elo com a sustentabilidade muito mais forte, muito mais intenso e é onde a gente consegue subsídio técnico para poder amparar as hipóteses de certificação. O professor ressaltou que os estudantes da Instituição atuam em todas as etapas do processo do café, “o café é produzido aqui no Campus, do viveiro à indústria,[...] desde a coleta do solo para fazer a recomendação de adubação até o trabalho pós-colheita, tem um aluno trabalhando lá. Quem industrializa são os alunos, quem estão lhe servindo [café] são alunos”. O Secretário convidou o Campus Muzambinho para participar de um evento no Mercado Central do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico, em julho, o Campus aceitou e os estudantes participarão com a Cafeteria Escola.

A visita do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, terminou no gabinete do Diretor-Geral, o Secretário escreveu uma mensagem e deixou sua assinatura no Livro de Ouro do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. “A cultura é fundamento de uma vida mais humana e hoje, nesse Instituto que cuida do mais profundo da nossa terra, a própria terra Minas Gerais, inicia-se o processo do café como Patrimônio Cultural e Histórico de nosso estado”.

30

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em:
Fim do conteúdo da página