Página inicial > Notícias > Cerca de 350 estudantes participam do 1º Encontro Tecnológico do Café

Cerca de 350 estudantes participam do 1º Encontro Tecnológico do Café

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 10h17 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 10h17

IMG 9308No dia 03 de junho, sábado, o Curso Técnico em Cafeicultura EaD do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promoveu o 1º Encontro Tecnológico do Café - ETC. O evento contou com a participação de aproximadamente 350 estudantes do curso, na modalidade de Educação a Distância de diversos Polos da Instituição. O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos em Cafeicultura - GECAF e Coordenação do Curso Técnico em Cafeicultura.

O Coordenador do Curso Técnico Subsequente em Cafeicultura EaD, professor José Sérgio Araújo, explicou que o ETC proporciona aos estudantes da educação à distância o sentimento de pertencimento ao Campus Muzambinho. O professor destacou que os estudantes “vão ver na prática aquilo que estão vendo na teoria, com o andar e a disponibilidade das disciplinas na plataforma. Então, para eles conhecerem na prática a cafeicultura é de extrema importância”.
O professor José Marcos Angélico de Mendonça explicou que como orientador do GECAF, o seu papel é “oportunizar para os estudantes situações de desafios, não somente em questões técnicas, mas em questões organizacionais, estruturais, de relacionamento, para que os meninos tenham a oportunidade de se capacitarem e vivenciarem aqui dentro o que eles vão encontrar lá fora”.

O 1º ETC apresentou aos estudantes do curso a distância cinco estações. Os trabalhos tiveram como tema: “Caracterização e Uso de Solos”, com a orientação do professor Walbert dos Santos Junior; o “Manejo Integrado de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas”, com a orientação do professor Daniel Chiaradia Oliveira; a “Poda e Manejo da Parte Aérea do Cafeeiro”, com o professor José Marcos Angélico de Mendonça; o “Melhoramento Genético e Cultivares”, com a orientação do professor Carlos Alberto Machado e os “Defensivos Agrícola e Tecnologia de aplicação”, com a orientação do professor Geraldo Gomes Junior.

Os Polos do Curso Técnico Subsequente em Cafeicultura - EaD que participaram do ETC foram: Boa Esperança, Campos Gerais, Coqueiral, Três Pontas, Três Corações, Perdões, Santo Antônio do Amparo, Botelhos, Monsenhor Paulo, Carmo do Rio Claro, Ilicínea, Areado, São Sebastião do Paraíso, São Gonçalo do Sapucaí, Andradas, Santa Rita de Caldas e Muzambinho.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: