Página inicial > Notícias > III Mostra de Educação, Ensino e Práticas Pedagógicas promove interação dos Polos do curso de Pedagogia EaD

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 10h07 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 10h20

DSC 8357O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promoveu no último sábado, 24 de junho de 2023, a III Mostra de Educação, Ensino e Práticas Pedagógicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, com o tema: Caminhos do Pedagogo. O evento foi realizado na Quadrinha e Poliesportivo do Campus e recebeu estudantes dos Polos de Bragança Paulista - São Paulo, Inconfidentes, Machado e Muzambinho - Minas Gerais.

O evento tem o objetivo promover a integração entre os estudantes, professores e tutores do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do Campus Muzambinho, com vistas à reflexão, socialização e troca de aprendizagens e experiências vivenciadas no processo de formação inicial de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A Mostra foi dividida em dois momentos, o primeiro foi realizado na Quadrinha do Campus e contou com a palestra: “Os caminhos do pedagogo: para além da docência e gestão escolar”, ministrada pela professora Eliane dos Reis Dias. Eliane, atualmente, é Diretora Educacional, na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, na SRE de Varginha.

O Diretor-Geral do Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, participou do evento e aproveitou a oportunidade para destacar a Nota 5 do curso. De acordo com ele, era a primeira oportunidade que encontrava com os estudantes do curso após o resultado da nota máxima e o fato deveria ser celebrado.

A Coordenadora do Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia EaD, professora Valdirene Pereira Costa comentou sobre a importância do evento para a formação acadêmica dos estudantes. A Coordenadora citou Paulo Freire ao abordar que ninguém educa sozinho, ela explicou que o processo de ensino e aprendizagem ocorre em momentos de interação social e que a educação e a escola são as principais fontes desse processo.

A segunda parte do evento contou com a mostra de trabalhos dos estudantes do curso. A professora Cristiane Fortes Gris Baldan atua como Coordenadora de Plataforma e Tutoria e ministra as disciplinas de Prática como Componente Curricular III (com enfoque no Ensino Fundamental) e V (com enfoque na Gestão Escolar). Ela explicou que o principal objetivo do evento é promover a socialização das experiências práticas vivenciadas pelos estudantes no curso, especialmente nas disciplinas PCCs, nas quais são realizados projetos em escolas, campo de atuação do pedagogo, visando atender alguma demanda/necessidade da escola. “Com o evento, os estudantes têm a oportunidade de conhecer projetos realizados em outras turmas, polos e períodos, ampliando o conhecimento e as possibilidades de articulação da teoria aprendida nas disciplinas e as práticas vivenciadas na escola”.

A estudante Talita Navarro, Polo Muzambinho, cursa o 4º período de Pedagogia EaD e falou sobre a importância do encontro presencial durante a Mostra. Para ela, a experiência dos Projetos apresentados acrescenta em sua formação, pois os estudos, os conteúdos trabalhados durante todo o período do curso, acabam sendo reafirmados. Ela também comentou que o encontro promove troca de experiências com diversas pessoas e profissionais de localidades diferentes.

Carla Candida da Silva Reis atua como tutora do Polo Muzambinho e realiza ações como professora mediadora nas atividades desenvolvidas na plataforma e encontros presenciais. Ela explicou que a Mostra agrega bastante na formação dos estudantes e que a palestra apresentada foi pertinente ao tratar sobre diversas áreas que o pedagogo pode atuar no mercado de trabalho.

A tutora do Polo Muzambinho, Ana Mara Alves, comentou que a Mostra proporciona um estreitamento de laços do Campus e com os estudantes de todos os Polos do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD. Ela comentou que percebe a união entre estudantes e Instituição.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: