Página inicial > Notícias > Curso de Ciências Biológicas realiza visita técnica no Jardim Botânico Plantarum

Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 10h58 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 10h58

16.01.15 6

Os estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizaram uma visita técnica no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa - São Paulo. A visita aconteceu no último dia 23 de junho, sexta-feira, e contou com a presença de alunos do terceiro, sétimo e oitavo períodos do curso, acompanhados pela coordenadora e professora do curso da área de botânica, Karina Lucas Barbosa Lopes Mattos.

De acordo com a professora Karina, o Jardim Botânico é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira. “Ele foi idealizado a partir de 1990, por iniciativa do botânico brasileiro Harri Lorenzi”.

A visita foi acompanhada pelo guia do local e os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diversas espécies botânicas inseridas nos jardins temáticos. Durante a caminhada, a professora Karina ressaltou diversas características anatômicas, morfológicas e taxonômicas de várias espécies observadas no Jardim Botânico, integrando a botânica com diversos aspectos ecológicos também. Os alunos também conheceram o herbário, a carpoteca, a xiloteca e a estação de tratamento de resíduos sólidos da Instituição.

A visita foi finalizada com a degustação de flores comestíveis e a coleta da planta aquática Victoria amazonica (Vitória-Régia). Segundo o aluno Jonathan Ribeiro da Silva, a viagem técnica o ajudou a consolidar os conceitos de botânica aprendidos em sala de aula e ofereceu a oportunidade de ampliar seu conhecimento em relação às práticas e tecnologias utilizadas na área de botânica. “Através dessa experiência enriquecedora, somos capazes de consolidar e aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula, desenvolver habilidades essenciais e obter uma compreensão mais completa e realista de nossa área de atuação”.

Para o estudante João Alberto Leme da Silva, a viagem para Nova Odessa contribuiu para a sua formação por meio da visualização da diversidade dos representantes do Reino Plantae. “No Instituto Plantarum foram apresentadas diversas informações interessantes de variados grupos de plantas e suas relações com o ecossistema, integrando a botânica com a ecologia em suas explicações”.

Luciano Reis Viana, alunos do curso, relatou que a visita técnica foi um momento enriquecedor e gratificante por poder conhecer um pouco mais sobre a diversidade da flora brasileira em um ambiente tão acolhedor e inspirador. “É um momento para ressaltar a importância da conservação das espécies nativas na nossa região”.

Texto: professora Karina Lucas Barbosa Lopes Mattos
Fotos: cedidas pela professora Karina Lucas Barbosa Lopes Mattos