Página inicial > Notícias > Projeto Kavanah realiza dezenas de procedimentos cirúrgicos em Muzambinho

Projeto Kavanah realiza dezenas de procedimentos cirúrgicos em Muzambinho

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2023, 20h42 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 08h28

Foi durante o feriado prolongado de 7 de setembro que o Campus Muzambinho acolheu médicos e estudantes de Medicina ligados ao projeto Kavanah, que chegaram a este município para realizar uma série de procedimentos cirúrgicos na Santa Casa. Enquanto esteve em nosso município, o projeto realizou mais de mais de 40 procedimentos cirúrgicos, e nossa Assessoria de Comunicação (ASCOM) conversou com um de seus Diretores, que nos explicou sobre o programa, seus objetivos, e também deixou uma mensagem de incentivo aos estudantes da área de saúde desta instituição.

BANNERMarcus Vinicius Niggli de Abreu, que é estudante do 6º ano de medicina e diretor de Logística do projeto Kavanah, foi quem nos recebeu, às portas da Santa Casa de Misericórdia, para compartilhar as experiências vivenciadas pelo grupo ao longo de sua estadia nesta cidade.

O “Kavanah”, cujo nome vem do hebraico e significa intenção, propósito, é uma ação extensionista da Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein. Trata-se de um projeto integrado por um grupo de estudantes que, através do voluntariado, se propõem a levar procedimentos cirúrgicos até cidades cuja estrutura não seja, naquele momento, plenamente suficiente para atendimento de todas as cirurgias acumuladas.

Os procedimentos ofertados pelo Kavanah contam com diversos profissionais médicos, e o objetivo é alcançar regiões mais afastadas ou remotas, além de proporcionar uma experiência de integração e aprendizado para alunos e médicos envolvidos.

Marcus revelou que Muzambinho foi, até então, a maior expedição já realizada pelo grupo, contando com uma delegação de diversos profissionais, estudantes integrantes do projeto, e também com alunos voluntários que vieram especificamente para esta ação.

Para ele, a relação dos alunos com os profissionais médicos, todos voluntários, é fator fundamental para o sucesso do projeto, trazendo aprimoramento aos estudantes e alívio às longas filas de espera por cirurgias, entregando sempre o melhor padrão possível de atendimento.

“Acho que a ideia é essa: Conseguir trazer para a população um pouco do serviço que temos lá no Einstein, que é forte, levando esse padrão de atendimento a todos os lugares em que a gente vai” - Comentou o estudante. Marcus Niggli

A expedição contou com aproximadamente quarenta pessoas entre estudantes e profissionais médicos, e 43 procedimentos cirúrgicos foram realizados, sendo a pré-triagem dos casos realizada com apoio da Prefeitura Municipal / Santa Casa, e a lista final fechada pelo grupo Kavanah.

Ao término de nossa entrevista, Marcus deixou uma mensagem de apoio aos estudantes da área médica do Campus Muzambinho, instituição que acolheu os membros do Kavanah ao longo de sua expedição.

“A gente sabe que é difícil realizar esse tipo de projeto, mas no fundo o objetivo é muito claro: criar um impacto real onde fôssemos. E a gente percebe muito disso pela gratidão dos pacientes. [...] É preciso lembrar que a recompensa desse tipo de trabalho, que muitas vezes é árduo e desgastante, é essa gratidão (dos pacientes). É saber que você gastou ali uma hora ou um período talvez mais prolongado, mas para a pessoa atendida, aquilo significou a solução de um problema de 3 ou 5 anos [...] Então, se você tem um objetivo e entende o que tem de fazer, vá atrás e se esforce. Vai ser um pouco difícil, mas o efeito disso é muito maior. Quanto mais você faz, mais você aprende e mais você cresce” - Finalizou.

Dra. Juliana Hesse, uma das fundadoras do projeto, comentou a importância do apoio do Campus Muzambinho, e revelou ainda que o Kavanah possibilita muitas formas de aprendizado aos envolvidos, tanto no aspecto pessoal como no profissional. Para ela, a fundação do projeto foi fruto de bastante dedicação e força de vontade:

“Fundar um projeto como esse surgiu do desejo de realizar uma ação social e, simultaneamente, expandir o conhecimento cirúrgico na prática. Projetos similares mostraram que, apesar da logística complexa, era sim possível a realização de uma ação como essa. Assim, a coragem veio quando unimos pessoas competentes para a concretização de fato do Kavanah. “ - Explicou a Dra. Juliana.

Texto: ASCOM do Campus Muzambinho

registrado em: