Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Usina Hidrelétrica do Campus Muzambinho recebe visita técnica
Início do conteúdo da página

Usina Hidrelétrica do Campus Muzambinho recebe visita técnica

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 20h05 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 07h28

Usina Hidrelétrica do Campus Muzambinho recebe visita técnica de especialistas do DME Distribuição de Poços de Caldas.

No dia 05 de setembro, a “Usina Hidrelétrica” do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu a visita dos senhores Marcos Rogério Alvim - Diretor Administrativo-financeiro da DME Poços de Caldas Participações S.A - DME e Comercial-financeiro da DME Energética S.A. - DMEE e Júlio Cezar Ferreira - Gerente de Geração da DME Distribuição de S.A. - DMED, empresas cedidas em Poços de Caldas-MG. Também estiveram presentes, os servidores representantes do Reitor do IFSULDEMINAS - professor Cléber Ávila Barbosa, os servidores Luis Adriano Batista, Diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais, Pedro Henrique Mendonça (Engenheiro Eletricista), Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva (Diretor de Tecnologia da Informação), bem como o Diretor-Geral do Campus Poços de Caldas, Rafael Felipe Coelho Neves, juntamente com o Prof. Tiago Rodrigues dos Santos Nogueira (Engenheiro Eletricista).
A visita foi guiada pelo Coordenador-Geral de Infraestrutura e Serviços, Gregório Barroso de Oliveira Prósperi e pelo Diretor-Geral do Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, “esta visita teve como propósito apresentar toda a estrutura e potencial deste importante patrimônio histórico do Campus Muzambinho para especialistas que possuem a expertise necessária para geração de energia de maneira sustentável. Hoje recebemos profissionais de extrema competência técnica do DME e do Campus Poços de Caldas que nos encheram de ânimo. Nossa ideia é desenvolver um projeto, a partir de relatórios técnicos que já possuímos, e buscarmos os recursos necessários para prover a revitalização do local, melhor aproveitamento pedagógico, explorar essa atração turística e a geração de energia, que sem dúvida também é de interesse institucional”.

Para o Diretor-Geral do Campus Poços de Caldas, Rafael Neves, “a parceria entre o campus Muzambinho e o campus Poços de Caldas só mostra o quanto o IFSULDEMINAS é forte quando pensado como uma única instituição. O acompanhamento da reitoria representada pelo nosso DDRI Luís Adriano e equipe, mostra a sinergia que hoje existe dentro do IFSULDEMINAS. Nossa equipe da área de elétrica está à disposição para contribuirmos na retomada da usina, inclusive já elaboramos um cronograma para execução de ações junto aos parceiros e ao  Ministério de  Minas e Energia. Os representantes do DME, parceiros de inúmeros projetos de P&D, PEE entre outros, já indicaram possibilidades bastante exequíveis para essa ação. Além da produção de energia, a usina poderá ser um grande laboratório didático para o IFSULDEMINAS.”
Segundo o engenheiro eletricista do IFSULDEMINAS, Pedro Henrique Mendonça, a recuperação da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) do Campus Muzambinho trará benefícios econômicos, ambientais, e inclusive pedagógicos, associando a recuperação deste importante patrimônio público ao desenvolvimento de pesquisas das quais poderão participar alunos do curso técnico do Campus Poços de Caldas.

Para o Prof. Tiago Rodrigues dos Santos Nogueira “temos inclusive um dever moral de recuperar este importante legado, construído certamente a muito custo por nossos antepassados e que servirá ainda por longos anos a sociedade, seja pela energia elétrica gerada, bem como na função de laboratório didático de grande valor para as mais diversas áreas de formação do IFSULDEMINAS.”

Os representantes da DME  agradeceram pela oportunidade em participar da visita técnica e conhecer esse empreendimento histórico. “Verificamos grande potencial e oportunidade de reoperação da CGH, principalmente agregando várias atividades e viabilizando o seu uso para formação de novos profissionais. Confiantes na competência de toda equipe para recuperação deste importante patrimônio, um legado para esta instituição tão conceituada”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página