Página inicial > Notícias > Alunos do curso de Ciência da Computação participam da final brasileira da XXVIII Maratona de Programação

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 12h38 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 12h39

12.36.10 1

No último sábado, 21 de outubro, aconteceu a final brasileira da XXVIII Maratona de Programação, realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento aconteceu na cidade de Chapecó-SC. A competição é direcionada a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de computação e afins e tem por objetivo promover a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, além de novas soluções de software.

Na ocasião, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi representado pela equipe 'Amigos do Gaguinho', composta pelos alunos do curso de Ciência da Computação, do Campus Muzambinho: Eliezer Cardoso Alves, Luiz Ricardo Ferlin Alves e Ygor Ribeiro Costa. Eles foram os vencedores da fase regional, realizada no dia 02 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí. Esta é a quinta vez que o curso participa da final brasileira, e a equipe obteve o 35º lugar, sendo o melhor resultado entre todas as participações. Além disso, a equipe se saiu a melhor do sul de Minas e a segunda melhor entre as equipes de Institutos Federais.

Ao todo, foram 192 participantes de todo Brasil, sendo 64 times com três integrantes cada. Teve início com um aquecimento um dia antes do torneio e, no dia seguinte, os participantes receberam uma prova, em inglês, com 13 problemas e deveriam sugerir algoritmos que os solucionassem. A equipe "Eu ja tenho meu veredito, FAKE AC" da UNICAMP conquistou o 1º lugar da maratona. O segundo foi para a equipe "Codando & Coringando" da USP e o terceiro ficou com a equipe "How did we get here?" do IMPA.

Além da possibilidade de vagas para disputa da final sul-americana do ICPC (ACM International Collegiate Programming Contest), que acontecerá em março de 2024, no México, as quatro equipes melhores colocadas receberam medalhas de ouro, as quatro seguintes medalhas de prata, e as outras quatro seguintes medalhas de bronze.

Texto e fotos: cedidos pelo Prof. Ricardo José Martins

registrado em: