Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mais de 600 alunos apresentam o resultado de suas pesquisas na JOSIF
Início do conteúdo da página

Mais de 600 alunos apresentam o resultado de suas pesquisas na JOSIF

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 17h00 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 10h15

Confira as fotos da 15ª Jornada Científica e Tecnológica e 12° Simpósio de Pós-Graduação (JOSIF).

24 de outubro de 2023

25 de outubro de 2023

26 de outubro de 2023


IMG 9765

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realiza a 15ª Jornada Científica e Tecnológica e 12° Simpósio de Pós-Graduação (JOSIF). São esperados mais de 600 trabalhos em pôsteres e quase 60 apresentações orais entre os dias 24 e 26 de outubro. Participam alunos dos cursos técnicos, superiores e da pós-graduação. Este ano o Campus Muzambinho sedia o evento.

A JOSIF oportuniza à comunidade acadêmica apresentar os resultados de suas pesquisas à sociedade. Além de exposição oral e de pôster nos dias do evento, também publica os trabalhos no formato de resumos expandidos nos anais da jornada. Os estudos envolvem todas as áreas do conhecimento atendidas pelo IFSULDEMINAS e envolvem a pesquisa, a extensão e o ensino. Servidores e estudantes de outras instituições também podem apresentar suas pesquisas.

O reitor Cleber Ávila Barbosa lembrou que a JOSIF já é um evento tradicional da instituição, tendo 15 anos de trajetória. Entre os benefícios, ele destacou a interação entre os alunos, o que gera troca de experiências, e a participação deles como apresentadores dos trabalhos: “É um momento em que os estudantes são protagonistas, eles conduzem as apresentações e, posteriormente, publicam os resultados. Também têm a oportunidade de interagir com outros estudantes. É um evento importante para despertar no aluno, desde cedo, o interesse pela pesquisa e pela inovação”.

IMG 9716Renato Aparecido de Souza, diretor-geral do Campus Muzambinho, falou do impacto da JOSIF no desenvolvimento acadêmico dos alunos: “Quando nós pensamos em uma formação de excelência, de qualidade, como deve ser a formação proposta pelos Institutos Federais, nós temos que pensar para muito além do ensino tradicional da sala de aula” e, segundo Renato, a jornada e o simpósio de pós-graduação cumprem esse objetivo ao fortificarem os pilares da pesquisa, da extensão e do ensino.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, também destacou a importância da JOSIF: “A Jornada Científica tem um papel fundamental de promover a integração da pesquisa, da inovação, da extensão e do ensino entre nossos campi e de promover a integração com a sociedade, para que possamos trabalhar, cada vez mais, a pesquisa aplicada voltada ao desenvolvimento da nossa sociedade”.

A estrategista de comunicação de programas educacionais da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), Elena Saggio, que apresentou uma palestra no evento, também reforçou a importância da educação científica na mudança do olhar do jovem. Segundo Elena, “A educação científica tem que começar desde cedo, já nos anos do ensino fundamental. Deve-se oportunizar ao jovem a oportunidade de ele questionar, mas também de propor ações, propor soluções. Eu acho que a educação científica e tecnológica é o caminho para a melhoria da educação brasileira”.

Elena também aconselhou os jovens que têm interesse pela ciência a buscar um problema que para eles seja significante: “Uma temática de pesquisa que faça sentido para ele, que esteja relacionada com a experiência da família dele, do seu entorno, da comunidade. Quando ele encontrar um valor, um significado no problema, a chance de ele encontrar a resposta é muito maior”, reforçou.

Inovações da edição

IMG 9706Esta é a terceira vez que a JOSIF ocorre no Campus Muzambinho. De acordo com Aracele Fassbinder, Aracele Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional e coordenadora-geral da jornada, a JOSIF buscou trabalhar, principalmente, a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Entre as ações desenvolvidas com essa finalidade, Aracele explicou que irão calcular a pegada de carbono do evento e, para minimizar os impactos desse gasto ambiental, serão plantadas árvores correspondentes ao valor gasto.

A JOSIF também optou por usar materiais sustentáveis em sua estrutura, como o uso de sofás feitos de paletes reciclados no palco principal, em substituição à tradicional mesa de abertura, decoração com elementos da natureza, substituição de copos descartáveis por garrafas reutilizáveis que foram distribuídas aos participantes, entre outros.

Além da sustentabilidade, o evento buscou trabalhar a acessibilidade e a inclusão. Outras ações realizadas foram:

● Entrega de amostras de composto a todos os participantes, produzidas pelo Setor de Compostagem do Campus Muzambinho, em parceria com a Receita Federal;  
● Inventário e estimativa das emissões diretas e indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE), previstas nos escopos 1 e 2 do GHG Protocol;
● Plantio de árvores para a compensação das emissões estimadas;
● Plantio de sementes para a produção de mudas no viveiro em substituição àquelas que serão utilizadas no plantio para a compensação das emissões de GEE;
● Cálculo da pegada hídrica do evento.

Impactos para Sociedade

A edição também busca discutir a aplicabilidade das pesquisas na sociedade. Uma das palestras abordou como transformar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em negócios inovadores. “Os alunos fazem suas pesquisas e os resultados não chegam na sociedade, e uma das formas de chegar seria a abertura de novos negócios”, explicou Aracele.

Indo ao encontro da temática, será realizada uma reunião com os atores do ecossistema de inovação do IFSULDEMINAS na quinta-feira, 26, para discutir como a inovação pode trabalhar de forma integrada dentro da instituição, com o propósito de gerar impacto na sociedade. Estarão presentes a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), a Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DITE), a Incubadora do IFSULDEMINAS, o Polo EMBRAPII, as empresas juniores, os espaços maker, o Centro de Validação Tecnológica (CVT), entre outros. A reunião será mediada pelo diretor da Agência de Inovação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Éder Sacconi, que já foi servidor do IFSULDEMINAS e um dos pioneiros da área de inovação no Instituto.

Trabalhos apresentados

WhatsApp Image 2023 10 24 at 15.10.08A estudante de Engenharia Civil do Campus Pouso Alegre, Ester Almeida, contou que seu primeiro contato científico se deu pela JOSIF do ano passado. A experiência lhe despertou o interesse de realizar uma pesquisa no exterior, que foi concretizada por meio do Programa de Mobilidade Estudantil. Ester fez um intercâmbio na Colômbia, pelo IFSULDEMINAS, onde pesquisou o uso de polímeros reforçados de fibras de vidro na construção civil em substituição ao aço. Os resultados de seu estudo podem ser conferidos na Jornada e, também, serão publicados nos anais posteriormente. “É muito emocionante estar aqui, ter a oportunidade de apresentar algo que você fez, de divulgar seus resultados”, compartilhou.
WhatsApp Image 2023 10 24 at 14.22.58

Luiza Paciullo, aluna do Curso de Ciências Biológicas do Campus Muzambinho, apresentou o trabalho “Vacinas em foco”. Ela contou que o trabalho buscou criar um vínculo com a comunidade, para combater as notícias falsas acerca do tema vacinação e também combater o negacionismo.
WhatsApp Image 2023 10 24 at 14.45.15

Já Mathias é aluno do ensino médio, ele cursa o terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária em Muzambinho e contou estar muito satisfeito com os resultados de sua pesquisa, a qual apresenta alternativas mais sustentáveis em substituição à adubação convencional. Mathias também falou da experiência que a jornada proporciona: “A JOSIF reúne todos os campi, então conseguimos ter uma integração muito grande, conhecer os projetos das outras unidades. Também agrega bastante na minha vida profissional e acadêmica, além de melhorar meu currículo”.

Além das apresentações, a JOSIF também conta com palestras, mesas redondas, apresentações culturais, uma Feira de Economia Criativa, Agricultura Familiar e Projetos. A programação completa pode ser conferida aqui.

Texto: Monalisa Pereira/Dicom IFSULDEMINAS
Colaboração de Matheus Borges de Paiva
Publicado em: 25/10/2023

registrado em:
Fim do conteúdo da página