Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudantes da SOMA Jr. lideram análises em concurso de Qualidade de Cafés
Início do conteúdo da página

Estudantes da SOMA Jr. lideram análises em concurso de Qualidade de Cafés

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 18h28 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 15h52

Na noite da última quarta-feira, 01/11, parte da comunidade cafeicultora de Muzambinho se reuniu na Câmara Municipal para celebrar os melhores cafés produzidos durante a safra de 2023. O encontro se deu em função da 7ª edição do Concurso de Qualidade de Café de Muzambinho, e todos os inscritos obtiveram pontuação acima dos 80 pontos, um indício do comprometimento da comunidade para a produção de cafés especiais.

20231101 205901O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, foi uma das instituições apoiadoras da iniciativa, e esteve representado no evento pela equipe da empresa SOMA Jr, coordenada pelo Professor José Marcos de Oliveira Mendonça, também presente. Além destes, compareceram (1) o Diretor de Ensino, Professor Hugo Baldan Júnior e (2) o Professor Marcelo Rosa, que também coordena a equipe SOMA Jr.

O professor José Marcos foi o primeiro representante desta instituição a fazer o uso da palavra, e disse aos presentes que a equipe SOMA Jr, que liderou análise das amostras, tem atuado nesta frente há muitos anos, e que isso lhes permite vislumbrar como o trabalho realizado em Muzambinho é consistente e vem se consolidando ao longo do tempo; Além disso, convidou à frente e fez questão de enaltecer os estudantes líderes do grupo, aos quais parabenizou pelo desempenho e compromisso.IMG 7398

Na sequência, José Marcos explicou aos presentes sobre os critérios utilizados nas análises, colocando a Empresa JR à disposição para eventuais esclarecimentos; Por fim, frisou que a alta pontuação dos inscritos é um fator de motivação para nossa comunidade, e que espera que as próximas edições tragam números ainda mais promissores. 

Hugo Baldan Jr, que na ocasião representou o Diretor do Campus Muzambinho, Prof. Renato Aparecido de Souza, também foi convidado a falar em nome da instituição. Ele enalteceu a produção cafeeira como parte do nosso arranjo produtivo local, e comentou que eventos como o “Concurso de Qualidade do Café” ajudam a promover uma cafeicultura de excelência, visto que evidenciam a qualidade do produto, reforçam a parceria entre as instituições e permitem ainda o mapeamento dos resultados obtidos ao longo dos anos.

IMG 7401Por fim, enalteceu o trabalho dos estudantes do Campus Muzambinho, em especial os estudantes da SOMA Jr, pois acredita que o envolvimento deles contribui não apenas para o aprimoramento dos processos educativos deste campus, como também para a própria formação estudantil.

Ao fim de sua fala, agradeceu a todos os presentes envolvidos na produção do concurso, e fez votos de que todos possam continuar engajados em outras ações como esta.
“[...] continuem neste trabalho árduo na busca pela qualidade, pois só assim teremos uma região, uma cidade, um município com destaque nacional na produção cafeeira” - finalizou.

O CONCURSO e a SOMA Jr.
O Concurso de Qualidade de Cafés visa incentivar a produção dos cafés de qualidade superior em Muzambinho-MG, o que faz através da (1) divulgação do potencial de qualidade do produto, (2) promoção de ações que fortaleçam o trabalho associativo e (3) realização de ações de fomento ao desenvolvimento territorial. A ação integra o Programa de Fortalecimento da Cafeicultura de Muzambinho.

No que diz respeito à empresa SOMA Jr, só neste ano de 2023 foram quatro (4) os concursos de qualidade por eles gerenciados; O Diretor-presidente, Mateus Henrique de Melo, nos contou como são as diversas etapas desta modalidade de avaliação.

No primeiro momento, são recebidas as amostras não-identificadas, e neste momento são feios o auferimento de peso e qualidade, além da tomada de pesos; Na sequência, a equipe parte para a classificação física e preparo do café para a prova e por fim a catação física do café, onde são verificados, por exemplo, a densidade e a granometria; posteriormente.

Depois dos preparativos, realiza-se a terceira etapa, que é de torra e classificação sensorial, e o café é preparado para que três avaliadores (keygraders) possam provar o café. Cada qual tem cinco xícaras, e ao final são 15 amostras divididas entre esses três keygraders.
Isto viabiliza a melhor validação do serviço, pois no final se faz a média das notas dos keygraders e obtém-se a nota.

Na sequência, o gerente do concurso tabula as notas e prepara os laudos, que são entregues aos produtores.

A participação em uma Empresa Jr.

Mateus Henrique de Melo, atual Diretor-presidente da Soma Jr, é estudante do 6º período de Engenharia Agronômica. De acordo com ele, a participação em concursos de qualidade é de grande valia para sua formação. Filho de produtores, Mateus comentou que até então não tinha conhecimento acerca dos processos técnicos envolvidos na produção dos cafés de qualidade, mas que esse conhecimento foi proporcionado pela empresa SOMA Jr.

O estudante fez questão de enaltecer o trabalho dos colegas de equipe, afirmando que a união permitiu a consecução dos trabalhos, e mencionou o empenho de colegas como o Igor, com quem compartilhou a organização do concurso. Além disso, Mateus comentou a importância da participação em uma empresa Júnior para seu desenvolvimento profissional e pessoal:IMG 7397

“Estar à frente da organização e gerenciamento da SOMA-Jr, participando da gestão financeira e também da liderança é algo que acarreta um complemento muito importante para o mercado; e além disso, a presidência da SOMA-Jr me ajudou a desenvolver disciplina e valores, virtudes e princípios que o mercado de trabalho busca”.

Ao fim de sua fala, Matheus comentou que as pessoas não devem ver os Concursos de Qualidade como uma competição entre produtores, mas uma oportunidade que cada produtor tem de “competir consigo mesmo”, ou seja, buscar melhorar a qualidade de sua produção a cada ano.

Texto e Fotos: ASCOM do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página