Página inicial > Notícias > Protagonismo do Servidor é tema da semana do acolhimento e planejamento.

Protagonismo do Servidor é tema da semana do acolhimento e planejamento.

Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 18h54 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 08h58

A semana de acolhimento e planejamento, considerado um marco para o ano letivo, teve início nesta segunda-feira, 5 de fevereiro. O evento aconteceu no poliesportivo e no mirante do Campus Muzambinho, e contou com atividades diversas para os mais de 200 participantes, incluindo Técnicos Administrativos, docentes e colaboradores terceirizados.

O tema escolhido para este semestre foi "Ser Servidor Público 5.0: O novo servidor público nos dias atuais"; a escolha deste tópico se justifica pela importância em debater a atuação do servidor em um cenário de amplo desenvolvimento tecnológico, mas que se caracteriza especialmente pelo protagonismo do ser humano.

O poliesportivo foi o palco da recepção, e os servidores começaram a se reunir no local por volta das 08 horas. Ao acessar o local do evento, os presentes foram surpreendidos com um painel preenchido por centenas de cartões personalizados, cada qual com a respectiva data de ingresso de um servidor; a proposta era de que os servidores encontrassem o próprio cartão, rememorando o próprio ingresso nesta instituição. O verso do cartão continha o nome do respectivo servidor, além de uma pequena cartela de gomas de mascar.

Antes do início das atividades, os presentes participaram de um lanche matinal, momento aproveitado para se reconectar com os colegas e outros membros da comunidade acadêmica.

Por volta das 8h50min, a apresentadora Giovanna Carvas, Coordenadora Geral de Ensino, convidou os presentes para o início das atividades.

Participaram da acolhida os quatro diretores do campus Muzambinho, a servidora Técnico-Administrativa Zélia Dias, os docentes Hugo Baldan Júnior e Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e, por fim, o professor Renato Aparecido de Souza.

Zélia foi a primeira Diretora a falar, e dedicou o momento ao relato de sua história de ingresso e envolvimento com esta instituição.

Na sequência, o Diretor de Ensino, Hugo Baldan Júnior, tomou a palavra, momento em que compartilhou suas expectativas quanto ao início do ano letivo.

Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional, foi a próxima a falar, e aproveitou para agradecer e destacar o trabalho de sua própria equipe, responsável pela popularização e desenvolvimento da inovação, ciência e empreendedorismo.

Renato Aparecido de Souza, Diretor-Geral do Campus Muzambinho, também aproveitou o momento para reconhecer o trabalho da equipe do Campus Muzambinho, e deu continuidade às atividades destacando o papel decisivo da Reitoria em diversas frentes institucionais.

Após a deixa, foi a vez do Reitor Cléber Ávila Barbosa se dirigir à comunidade acadêmica.

Em sua fala, Cléber parabenizou o projeto da Semana de acolhimento, que ele acredita ser um modelo inspirador para todos os campi do IFSULDEMINAS.

Ao longo dos minutos restantes, o Reitor realizou detalhada apresentação abordando dados e expectativas institucionais acerca do ano que se inicia.

O turno da manhã contou ainda com apresentação de equipes; depoimentos de servidores recém-acolhidos; recepção de servidores que retornaram após afastamento, além de sorteio de brindes.

PERÍODO DA TARDE.

Na segunda parte do evento, coordenadores de curso e docentes se reuniram no poliesportivo, onde acompanharam palestra do Pró-reitor de Gestão de Pessoas, Clayton Silva Mendes, discutiram a organização de demandas institucionais e, na sequência, seguiram para o mirante situado entre os prédios da Medicina Veterinária e Biologia, onde foram recepcionados para um coffebreak.

Neste momento, foram apresentados a dois novos produtos idealizados por nosso Refeitório Estudantil: uma bolacha e um bolo inspirados no principal produto de nossa economia regional - o Café.

Os presentes também acompanharam os depoimentos do Professor José Marcos e seus orientandos do GECAF (Grupo de Estudos em Cafeicultura), que compartilharam as recentes conquistas e experiências vivenciadas pela equipe.

Na sequência, a Professora Ariana Vieira Silva comentou a importância dos grupos de estudo para a formação dos discentes. A professora foi acompanhada pela estudante Rafaella Pafume, que coordenou o GEAGRO na gestão 2023, e que acaba de conquistar um intercâmbio para a Colômbia graças ao seu bom desempenho em atividades de pesquisa e extensão.

Próximas Atividades:

A semana do acolhimento e planejamento 2024-01 se estende até esta sexta-feira, 9 de fevereiro, e contará com palestras sobre o Servidor 5.0, a avaliação a aprendizagem e uso da inteligência artificial no Contexto educacional.

CONFIRA FOTOS DO EVENTO NAS GALERIAS AO FIM DESTA PÁGINA.

- Texto e Fotos (Galeria 1): ASCOM do Campus Muzambinho.
- Fotos da Galeria 2: Cedidas por Clélia M. Tardelli; Maria Aparecida Lúcio Mendes e Ariana Vieira.

RECEPCAO 2

registrado em: