Página inicial > Notícias > Curso FIC leva alfabetização e letramento a adultos e jovens

Curso FIC leva alfabetização e letramento a adultos e jovens

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 14h54 | Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 14h54

No dia 09 de fevereiro, o auditório do Prédio pedagógico H foi palco de mais uma formatura. Desta vez, o curso contemplado foi o curso de Alfabetização e Letramento, na modalidade de formação inicial e continuada, totalizando 18 formandos com idade média de 55 anos.

A cerimônia contou com a participação dos Diretores Renato Aparecido de Souza (Direção Geral); Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder (Desenvolvimento Educacional) e Hugo Baldan Junior (Ensino); da Coordenadora Geral de Extensão, Senhora Juliana Cristina dos Santos, além dos professores do curso: Ivaldir Donizetti Chagas, Jesua Barbosa das Chagas e Clarissa Benassi Gonçalves da Costa.

9Q6A0819De acordo com o professor Ivaldir, o curso teve por objetivo alfabetizar e letrar adultos e idosos que estiveram fora do processo educacional em tempo normal de escolarização, e por isso são ensinadas matérias como sílabas simples e depois complexas. Em seguida, o processo de aprendizagem passa pela construção de pequenas frases, leitura, evolução para pontuação e fonética. Além disso, são propostas atividades para resolução em casa, em um processo que visa à leitura e compreensão daquilo que se lê ou escreve, ou seja, o letramento em si.

Professor Ivaldir comentou que a demanda por um curso neste modelo surgiu enquanto ele integrava programa de mestrado na área do EJA - Educação de Jovens e Adultos, época em que percebeu um considerável número de analfabetos e iletrados, especialmente em região cafeeira, devido à migração para colheita. De acordo com ele, os fatores financeiros e sociais são os principais entraves que dificultam esse processo de aprendizagem, mas que sempre é possível alcançá-los para tentar reverter este cenário.

O professor declarou ainda que, ao incluir o cidadão no mundo da leitura, isso contribui para sua independência e, consequentemente, para o desenvolvimento da própria cidade. Os depoimentos dos alunos atestam melhorias na qualidade de vida, que vão desde o uso de aparelhos celulares, assinatura de documentos até a possibilidade de realizar provas como aquela necessária para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Ao refletir sobre a realização do curso, Ivaldir afirmou à nossa redação que a ação mostra a que veio o IFSULDEMINAS, cuja função vai além da oferta de cursos técnicos ou superiores.

“Essa ação se torna importante, pois vem tentar minimizar  um dos maiores problemas da escolarização, que é o analfabetismo” - Declarou Ivaldir.

Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho
Informações: Ivaldir Chagas