Página inicial > Notícias > CVT realiza treinamento para técnicos e cooperados da Cooxupé

CVT realiza treinamento para técnicos e cooperados da Cooxupé

Publicado: Quinta, 07 de Março de 2024, 15h26 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 15h46

Centro de Validação Tecnológica realiza treinamento para técnicos e cooperados da Cooxupé

Na última semana, IFSULDEMINAS e Cooxupé promoveram o Encontro Tecnológico de Grãos, evento in-company (reservado) que aconteceu nas dependências CVT (Centro de Validação Tecnológica) do Campus Muzambinho. O objetivo do evento foi o de ministrar treinamentos a consultores técnicos comerciais da cooperativa, apresentar novas tecnologias a cooperados e também estreitar os laços entre os estudantes e o mercado de trabalho.

9Q6A0053As ações se concentraram na fazenda experimental mantida por este Campus na cidade de Guaxupé-MG.

Foram três dias de atividades variadas, começando pelo treinamento aos consultores, que foi ministrado nos dias 27 e 28. Nestes dias, os tópicos abordados foram os cultivares de soja e também os híbridos de milho.
Já no dia 29, os cooperados de grãos da Cooxupé foram apresentados a novas tecnologias relacionadas aos cultivares, e espera-se que outros temas sejam abordados no futuro, fruto de parcerias de outras empresas e o IFSULDEMINAS.

Houve também a realização do tradicional Dia de Campo, quando os presentes puderam acompanhar a apresentação de Edivandro Corte, do grupo Terras Gerais. Na oportunidade, ele falou sobre o mercado e sobre o manejo da soja.

Depois da dinâmica de campo, os presentes puderam participar de um almoço e integração, e neste momento foram registrados os depoimentos de autoridades participantes, sendo o IFSULDEMINAS representado pelo Reitor Cléber Ávila Barbosa, o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Professor Renato Aparecido de Souza, o professor Felipe Campos Figueiredo, coordenador do CVT-Café e, por fim, a professora Ariana Vieira Silva, coordenadora do CVT-Grãos.

Ao longo das ações, também estiveram presentes o Coordenador Geral de Produção, Juliano Francisco Rangel; a Coordenadora Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Priscila Botrel; e também a Diretora de Extensão do IFSULDEMINAS, a sra. Michelle da Silva Marques.

9Q6A0276A parceria entre nossa instituição e a Cooxupé será administrada pela FADEMA (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico), e os subprojetos oriundos da ação serão todos administrados pela AGRIFORT-Jr, uma das empresas Juniores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Para a docente Ariana Vieira Silva, a parceria traz benefícios não apenas para os estudantes, mas também para a comunidade com um todo.
“A gente consegue, com isso, mudar a vida de famílias de nossa região através dos resultados de pesquisa que teremos à nossa disposição. Além disso, é fundamental destacar o próprio treinamento dos nossos estudantes, gerando conhecimento não apenas para eles, mas para aqueles que se beneficiam das tecnologias" - comentou.

Ao descrever a parceria, o Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, demonstrou entusiasmo:
“O CVT (Centro de Validação Tecnológica) é um modelo educacional que tem sido bem-sucedido, uma vez que permite a efetiva integração entre os estudantes - em especial os estudantes da Engenharia Agronômica, orientados pelo professor Felipe - e o mercado de trabalho. Neste modelo, há o papel fundamental de uma empresa Júnior (Agrifort-JR), que gerencia projetos acordados com empresas interessadas em validar novos produtos a serem lançados. Além disso, o envolvimento e parceria da Cooxupé evidencia nosso compromisso social com o desenvolvimento regional” - declarou o Diretor.

Texto e Fotos: IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

registrado em: