Página inicial > Notícias > Semana Acadêmica movimenta curso de Medicina Veterinária

Semana Acadêmica movimenta curso de Medicina Veterinária

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 09h13 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 14h59

A semana de 11 de março começou intensa para os alunos de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS, isto porque teve início a 8ª Semana Acadêmica do curso. O evento, que se estende até sexta-feira, é tradicionalmente realizado pelo Centro Acadêmico dos Discentes do Curso de Medicina Veterinária “Professor Délcio Bueno da Silva”, e conta com 5 dias de evento, totalizando 17 palestras, além de 3 minicursos e 2 cursos.

A abertura do evento aconteceu na segunda-feira, com a palestra “Manobras de Emergência no Intensivismo”, e se estendeu por todo o dia, contando com momentos dedicados a empresas parceiras, coffebreaks, sorteio de brindes, além de dois cursos.

Uma das alunas que têm acompanhado de perto a Semana Acadêmica é a Virgínia Geovana de Oliveira Amaral, de 23 anos. Ela contou que o evento engloba grande variedade de temas, o que agrega bastante ao currículo, além de promover o networking e a troca de experiências.

“O Professor Evaldo trouxe experiências a respeito das emergências, sobre intensivismo. Acho que o palestrante, ao mostrar pra gente essas diversas situações, acaba nos preparando para um futuro próximo, pois são situações que podemos encontrar lá na frente, em diversas áreas da medicina veterinária” - Disse Virgínia.

Para a Presidente do Centro Acadêmico, a aluna Julia Ferraz, a semana acadêmica permite que os estudantes conheçam e se interessem por outras áreas menos abordadas no dia a dia acadêmico. De acordo com a discente, que está no 7º período, isso possibilita que os alunos saiam das palestras com novas ideias em mente, e até mesmo um novo amor pela profissão. Além disso, ela conta que a união do grupo é elemento chave para o sucesso do evento:
" [...] Estar a frente do evento obviamente é uma grande realização, mas com toda certeza não seria possivel sem as outras integrantes do centro acadêmico, nossa dedicação e vontade de organizar um incrível evento para nossos colegas é oque nos motiva, além disso o auxilio dos nossos docentes é essencial para proporcionar aos alunos uma Semuzvet maravilhosa - declarou.

Já a coordenadora do curso, Geórgia Modé Magalhães, comentou que o evento começou pequeno, logo quando o curso foi inaugurado. A princípio, ele durava cerca de três dias, mas foi se ampliando ao longo dos anos, e hoje conta com cursos, minicursos e palestrantes de diversas áreas. Para a coordenadora, o segredo deste sucesso e longevidade é a motivação dos organizadores.

“Os alunos se envolvem muito! O Centro Acadêmico é bem selecionado, com pessoas bem responsáveis. Quanto ao evento, ele é programado ao longo do ano todo. Começamos a programá-lo em junho para que seja realizado em março, o que dá bastante trabalho, mas também dá um ótimo retorno. Os alunos gostam muito, fazem contato, tem feedback dos palestrantes e descobrem várias áreas de atuação dentro da Medicina Veterinária. Isso vai despertando a curiosidade e o aprendizado dos nossos alunos” - declarou Geórgia.

O professor Décio Bueno, que dá nome ao centro Acadêmico da Medicina Veterinária, também comentou a importância do evento para os diversos públicos contemplados.

"O pessoal que organiza [..] possivelmente é o mais privilegiado de toda a semana. O crescimento deles é algo impressionante, porque eles amadurecem muito em uma semana. Às vezes, eles não tinham coragem de conversar com um professor, e agora eles os recepcionam, usam o microfone…
Além disso, os alunos precisam saber o que está acontecendo no mundo, e pra isso a gente traz pessoas que entendem do assunto, que estão no topo dentro de determinado assunto, e esses profissionais trazem para nossa escola o que há de mais novo, o que motiva e anima os estudantes a trabalharem naquelas áreas.
Já os calouros, que ainda estão nas disciplinas mais básicas ainda, começam a ter ideia da amplitude da medicina veterinária, e a gente vê o brilho da motivação nos olhos desse pessoal"  - disse.

Para mais informações sobre o evento, confira o perfil oficial do CAMEDVET nas redes sociais (Clique aqui)

Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho.

Confira fotos do 1º dia de evento:

registrado em: