Página inicial > Notícias > Aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Publicado: Segunda, 18 de Março de 2024, 12h36 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2024, 14h52

No dia 15 de março foi realizada a aula inaugural do ProEF IFSULDEMINAS. O evento aconteceu na biblioteca do Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES). A terceira turma do Mestrado em Educação Física escolar em rede nacional - polo de Muzambinho conta com 15 ingressantes. Além disso, neste ano, o programa conta também com professores colaboradores de outras instituições de ensino.

O Coordenador Adjunto do Mestrado, professor Mateus fez a sua apresentação, relatando brevemente a história do Mestrado no IFSULDEMINAS, iniciada em 2022. Pontuou que já tivemos as três primeiras defesas em fevereiro último.

Apresentou a equipe de docentes, composta pelos professores permanentes Arnaldo Leitão, Heidi Jancer Ferreira e Marcos So (IFSULDEMINAS), acrescidos do professor Daniel Teixeira Maldonado (IFSP), Samara Moura Barreto (IFCE), Carla Ulasowicz (Secretaria de Educação de Santo André), Walter Correia (USP), Galdino Rodrigues de Souza (UFRJ), Evandro Correa (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) e Mauro Betti (Professor visitante - IFSULDEMINAS).

Em seguida, representando a Direção do campus, a Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele, falou sobre a verticalização do ensino no Instituto, citando a aluna Fernanda Casagrande (que estava na aula inaugural, cursando o ensino médio integrado, a gradução em Ed. Física e o Mestrado no IFSULDEMINAS). Enalteceu as oportunidades oferecidas pela instituição, no campo do ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação e do empreendedorismo.

A coordenadora local de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, professora Priscila Pereira Botrel fez uma fala de boas vindas e elogiou os docentes do curso pela trajetória do PROEF local. Após as apresentações dos docentes, os alunos se dirigiram para duas salas para uma dinâmica de apresentação da instituição e do IFSULDEMINAS, composto por experiências sensoriais. Foi uma aula inaugural diferente, com uma pitada de inovação.

A concepção dos espaços foi autoria da professora Samara Moura Barreto (IFCE), contando com a colaboração dos professores Arnaldo e Mateus, e do PIBID Educação Física do IFSULDEMINAS. A dinâmica foi intitulada experiência estética monadológica Catatau. Docentes e discentes imergiram nos espaços e experiências de acolhimento.

Segundo o professor Mateus Camargo Pereira, é uma enorme alegria receber a 3a turma do PROEF IFSULDEMINAS, e novos docentes colaboradores, ampliando a capacidade da instituição de receber mais mestrandos em 2024. O Mestrado profissional é voltado para professores atuantes na educação básica pública.

Texto: Mateus Camargo Pereira
Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho