Página inicial > Notícias > Grupo de Estudos em Suinocultura promove a 2ª edição do ENSUIF

Grupo de Estudos em Suinocultura promove a 2ª edição do ENSUIF

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 16h59 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 07h15

Nesta quarta-feira, 20 de Março, aconteceu o 2º Encontro de Suinocultura do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, evento que conta com a organização do Grupo de Estudos em Suinocultura. O ENSUIF, como é apelidado pela comunidade, reuniu cerca de 150 pessoas no auditório do Prédio H, e foi planejado com o intuito de abordar temáticas ligadas à suinocultura, visando difundir e ampliar o debate sobre a área.

Um dos anfitriões do evento foi Marcelo Antônio Morais, servidor técnico administrativo e atual coordenador do setor de suinocultura. Durante a abertura, ele destacou o mérito dos estudantes do Grupo de Estudos em Suinocultura, organizadores do evento. Segundo Marcelo, é notável o fato de que a atual Diretoria é exclusivamente composta por estudantes do ensino médio, com alunos de até 17 anos, os quais assumem uma responsabilidade que poderá lhes render bons frutos no futuro, seja no mercado de trabalho ou acadêmico. Para Marcelo, esse acesso dos estudantes é possível graças à política de verticalização de ensino, um dos motivos pelos quais o acesso ao grupo é permitido também aos alunos do Ensino Médio Integrado.

Renato Aparecido de Souza, Diretor-Geral do Campus Muzambinho, aproveitou o momento da abertura para reconhecer o trabalho dos técnicos administrativos envolvidos, como o servidor Marcelo, e comentou que eventos como o ENSUIF são resultado de muito esforço, e que o trabalho de organização não é puramente técnico, mas também humano (humanizado). Por fim, enalteceu a cultura dos grupos de estudos, que ele entende constituírem uma valiosa ferramenta de aprendizagem para além do currículo formal.

Na sequência, falou o Professor Humberto Vargas Duque, Diretor de Pesquisa do IFSULDEMINAS, e que na ocasião representou o Reitor Cléber Ávila Barbosa. Para ele, presenciar a proatividade dos grupos de estudos é recompensador.

“A gente vê o quão importantes vocês (estudantes) são, o quão importante é o trabalho do grupo de estudos [...] É bom a gente ressaltar isto, porque isto revigora e mostra, de fato, que a gente (instituição) está no caminho certo. Quando a gente anda por aí, a gente vê outras instituições que não têm essa realidade, esses grupos bem formados, a troca de conhecimento constante ou mesmo este senso de pertencimento [...] a gente sabe que vocês pertencem ao grupo. A  gente vê que vocês se locomovem, agem e executam como um grupo, e isso é muito importante” - declarou.

Esta sinergia comentada por Humberto também passa pela figura de um(a) líder. No caso do GESUIF, o grupo conta com a Presidência da estudante Paula Ferreira, que conversou com nossa redação a respeito das experiências de estar a frente do grupo de estudos, bem como os benefícios que isto acrescenta à sua formação.

“... na maneira de saber lidar com as pessoas mesmo. No nosso grupo, a gente está com 45 membros. Para estar sempre se relacionando com as pessoas, é preciso saber lidar com elas [...] e também na relação acadêmica com outros cursos [...] Neste esse evento mesmo, a gente teve a presença da Biologia, dos cursos superiores, da Medicina Veterinária… Então é algo que me impacta bastante”.

Marina de Souza, coordenadora do setor de suinocultura do Campus Muzambinho, comentou que o evento é bastante importante para os estudantes, mas que também impacta os próprios produtores, que acabam se aproximando mais da instituição. Além disso, segundo ela, trata-se de um evento que abrange conhecimentos da área prática e teórica, sendo interessante para diversos públicos.

Outra das alunas que compareceram é a Jamilly da Silva Marciano, que está cursando o primeiro período de Medicina Veterinária. Para ela, cursos como este ajudam os alunos a se encontrarem profissionalmente.

“Acho que esse encontro é muito legal, principalmente pra gente do primeiro período, porque a gente ainda não tem contato com suínos [...] e a gente quer sempre aprender mais, ainda mais porque está começando nesse curso, né, pra gente ver qual área que a gente vai seguir daqui para frente” - afirmou.

O 2º Encontro de Suinocultores teve a abertura de sua programação com a Palestra “Estratégias avançadas de biossegurança na Produção Suína e métodos de validação de limpeza e desinfecção”, ministrada por Anísio Antônio (VetClean), o qual foi sucedido pelos palestrantes Diego Araújo (DE HEUS) e Ricardo Forner (MICRO VET).

Para conferir fotos do evento, acesse a galeria abaixo.

Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho.

registrado em: