Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho leva projetos, ciência e inovação à FEMAGRI
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho leva projetos, ciência e inovação à FEMAGRI

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 09h03 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 16h11

Entre os dias 20 e 22 de março de 2024 ocorre a 23ª Feira de máquinas, implementos e insumos agrícolas, a FEMAGRI. O evento, que tem como foco a cafeicultura, acontece na cidade de Guaxupé-MG, e atrai a atenção de produtores de toda a região. A presença do IFSULDEMINAS tem sido destaque ao longo dos últimos anos, e a instituição mais uma vez marcou presença com a participação de grupos de estudo, clube do empreendedorismo, espaço maker, além de produtos e outras atrações de nossa instituição.

A FEMAGRI deste ano conta com a temática “Cooperativismo: Construindo o futuro sustentável das gerações”, e esta escolha busca enfatizar a importância do desenvolvimento sustentável para um crescimento econômico duradouro e promissor para as próximas gerações. 

femagri 21O Campus Muzambinho, visando contemplar o tema, participou com quatro de nossos grupos de estudos, o (1) GETAM - Grupo de estudos em tecnologia agrícola e mecanização, cujo professor responsável é Gustavo Rabelo Botrel Miranda; (2) GECAF - Grupo de estudos em cafeicultura, sob responsabilidade do professor José Marcos Angélico de Mendonça; (3) GPLANTinvitro - Grupo de estudos em cultura de tecidos vegetais Plant in vitro, sob responsabilidade da professora Priscila Pereira Botrel e, por fim, (4) o GEAGRO - Grupo de estudos em agropecuária, sob responsabilidade da professora Ariana Vieira Silva.

Além disso, nosso estande contou com a participação das empresas juniores AGRIFORT JR, SOMA JR., INOVAVET JR., além do Espaço Maker, do Núcleo Incubador e do Clube de Empreendedorismo.

Os acadêmicos se revezaram nos períodos da manhã e da tarde de forma que todos tivessem a oportunidade de apresentar seus trabalhos. 

Para a professora Juliana Cristina dos Santos, atual Coordenadora Geral de Extensão, a participação no evento foi um sucesso, pois permitiu a criação de um canal de diálogo com a comunidade externa.

“Muitas pessoas passaram pelo stand do IFSULDEMINAS, provaram o doce de leite e o café gourmet que é produzido pela escola fazenda e inclusive pediram informações sobre como comprar os produtos e os derivados do leite que já fazem grande sucesso na região. Neste espaço foi possível conversar e tirar dúvidas das pessoas sobre os cursos que são oferecidos pelo Ifsuldeminas e as formas de ingresso. Além disso, foi possível fazer parcerias com as empresas visitantes, principalmente para a 12ª Feira de Estágios e Empregos que será realizada em 2024 e para os acadêmicos foi uma possibilidade de ampliar  o networking com produtores” - declarou Juliana. 

A organização do stand do IFSULDEMINAS foi novamente viabilizada graças à parceria entre Coordenadoria Geral de Extensão (Cgex) e a Pró-reitoria de Extensão.

A participação do IFSULDEMINAS na Femagri 2024 foi de extrema relevância, dada a importância e o alcance da feira, que este ano espera atrair mais de 30 mil visitantes, consolidando-se como o principal evento do setor na América Latina. Além disso, o tema central deste ano, "Cooperativismo: Construindo o Futuro Sustentável das Gerações", está diretamente alinhado com as atividades e valores defendidos pela nossa instituição.

Michelle da Silva Marques, Diretora de Extensão do IFSULDEMINAS, compartilhou suas impressões acerca da participação institucional nesta edição da feira.

“Nossa presença na feira proporcionou uma oportunidade única para divulgar o trabalho do IFSULDEMINAS, apresentando nossos cursos, projetos e grupos de estudos. Além disso, foi uma ocasião estratégica para estabelecer parcerias importantes, muitas delas envolvendo ex-alunos que passaram pela nossa instituição e que hoje representam empresas de destaque no setor” - declarou.  

Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional, foi uma das gestoras do campus que representaram nosso campus no evento. Segundo ela, a participação do IFSULDEMINAS viabilizou aos nossos estudantes apresentarem projetos e serviços conduzidos em empresas juniores, grupos de estudo, núcleo incubador de empresas e também o Espaço Maker.

A Diretora acredita que o envolvimento do campus nesse tipo de evento, que reúne toda a comunidade produtiva do arranjo local, amplifica e fortalece o ensino e a aprendizagem.

"Os estudantes também puderam, acompanhados dos seus professores, visitar a feira por meio da atividade didática conhecida por "visita técnica". Por exemplo, é bastante importante para os estudantes dos cursos técnicos em agropecuária (subsequente ou integrado) e de Engenharia Agronômica conhecerem as novidades do mercado da área agropecuária, os insumos, os novos implementos agrícolas, tecnologias e inovações voltados para a área do campo. Isso é de suma importância para complementar o ensino e a aprendizagem que eles possuem no campus e estarem atualizados sobre as opções de produtos e serviços disponíveis no mercado”.

Nos dias 21 e 22/03/2023,  será a vez dos campi de Machado e Inconfidentes, respectivamente, representarem a instituição na FEMAGRI, levando ao grande público um pouco do que se ensino e produz no IFSULDEMINAS.

 A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS TÉCNICAS
- Por Professor Marcelo Simão da Rosa

"O campus Muzambinho é um dos campi agrícolas do IFSULDEMINAS. Como agrícola, tem em sua constituição uma escola fazenda que dá suporte principalmente aos cursos da área agrária: técnico em agropecuária, tecnologia em cafeicultura, engenharia agronômica e medicina veterinária. O curso técnico em alimentos está intimamente inserido neste contexto por atuar no processamento dos produtos de origem animal e vegetal oriundos dos setores pedagógicos produtivos da escola fazenda. Entretanto, por mais que seja disponibilizado na instituição para a excelência da formação profissional de seus estudantes, as tecnologias evoluem diariamente, fazendo-se necessárias as visitas técnicas às feiras, como a FEMAGRI, AGRISHOW, EXPOZEBU entre tantas outras e também, a propriedades que desenvolvem culturas da fitotecnia e da zootecnia. Essas visitas são fundamentais para a formação profissional dos estudantes, proporcionando vivências diversificadas, o que agrega em sua aprendizagem.

Outro ponto de destaque é a oportunidade que os estudantes através da interação com técnicos das mais diversas empresas expositoras, momento que oportuniza a busca da realização de estágios e expectativas de já estar inserido ao mundo do trabalho após sua colação de grau. Desta forma, a instituição torna-se amplamente comprometida ao atendimento de sua Missão: “"Promover a excelência na oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os níveis, formando cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas, articulando ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Sul de Minas gerais".

A FEMAGRI

A feira é organizada pela Cooperativa de Crédito Agrícola - Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do mundo. Contando com mais de 19 mil cooperados distribuídos pelo Sul de Minas, Alto Paraíba (cerrado mineiro), Matas de Minas e Vale do Rio Pardo (estado de São Paulo), a empresa é reconhecida internacionalmente exportando café diretamente para mais de 50 países.

A Femagri ocorre em um espaço que se estende por mais de 100 mil metros quadrados, proporcionando infraestrutura necessária aos seus participantes e visitantes. A feira é composta por vários expositores, em sua maioria empresas agrícolas, e conta com as últimas inovações do mercado e tecnologias avançadas nesse setor produtivo, oferecendo ótimas oportunidades de negócios para os cooperados  e demais produtores. 

Saiba mais sobre o evento (Clique aqui). 

Texto original e cessão de fotos: Juliana Cristina dos Santos
Editoração e texto final: ASCOM

registrado em:
Fim do conteúdo da página