Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Visita ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão do GEAGRO
Início do conteúdo da página

Visita ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão do GEAGRO

Publicado: Segunda, 11 de Agosto de 2025, 09h32 | Última atualização em Segunda, 11 de Agosto de 2025, 09h32

NIPE EM AÇÃO: visita ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão do GEAGRO

WhatsApp Image 2025 08 08 at 13.55.39No dia 13 de junho de 2025, o Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) realizou uma visita ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão do GEAGRO,  coordenado pela Professora Ariana Vieira Silva.

Estavam presentes a Diretora de Desenvolvimento Educacional (DDE), Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; a Coordenadora Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CGPPI), Professora Priscila Pereira Botrel; a Líder do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) e coordenadora substituta de extensão (CGEX), a Professora Andrea Januária Rezende e o servidor membro do NIPE e coordenador espaço maker Campus Muzambinho, Mário Antônio Moreira. 

Na ocasião, também estiveram presentes a coordenadora do Laboratório, Professora Ariana Vieira Silva, acompanhada dos alunos do GEAGRO, Mateus Alves - coordenador membro; Brenda Oliveira - vice-coordenadora membro; Emily Xavier - membro efetiva e Maryna Negrini - membro efetiva.

O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão do GEAGRO (LabGEAGRO), do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, desenvolve com êxito atividades que integram o tripé ensino, pesquisa e extensão, promovendo a inovação nas Ciências Agrárias. 

Desde sua criação em 26 de março de 2011, o laboratório atende cursos técnicos e de graduação como Agropecuária, Alimentos, Informática e Engenharia Agronômica, além de estar aberto a todos os cursos da instituição. Localizado no setor de mecanização agrícola, o espaço possui estrutura multifuncional com área experimental, casa de insumos e laboratório técnico, todos voltados para a prática agrícola e o apoio à comunidade acadêmica e regional.

Por meio do Grupo de Estudos em Agropecuária (GEAGRO), o laboratório promove semanalmente encontros para planejamento, apresentações técnicas e desenvolvimento de projetos com fomento de agências como CNPq, FAPEMIG e instituições privadas. Um dos grandes destaques é o ENCONTEC, evento anual que reúne minicursos, feira tecnológica e dia de campo, aproximando estudantes, produtores e profissionais da área.

Essas ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

  • ODS 2, fome zero e agricultura sustentável ao fomentar práticas agrícolas sustentáveis, apoiar agricultores familiares e promover a segurança alimentar regional. 
  • ODS 4, educação de qualidade, ao proporcionar experiências práticas e formação técnica de excelência.

O Laboratório possui uma variedade de equipamentos tais como: pulverizadores, matracas para semeadura, balanças, NDVI (Índice de Vegetação Normalizada), paquímetros, picadeira forrageira, sondas de solo, entre outros, permitindo avaliações agronômicas e desenvolvimento de pesquisas. A infraestrutura também atende demandas de outros grupos de estudo do campus, como GETAM, GECAF, GEGAM e GEFITO, além da empresa júnior Agrifort Jr., ampliando o impacto institucional e promovendo parcerias estratégicas (ODS 17).

O laboratório também cumpre um papel importante na extensão, com vínculo ao arranjo produtivo local, especialmente à agricultura familiar. 

A comunidade externa pode acessar o LabGEAGRO mediante agendamento pelo Instagram @grupogeagro ou 

Presencialmente às quartas-feiras, das 13h às 17h, com a professora coordenadora.

A professora Ariana também está como responsável pelo Laboratório de Culturas Anuais (Laboratório A2 - MUZ), com cerca de 32 hectares de área agrícola, o Laboratório desenvolve atividades essenciais para a produção de forragem destinada ao rebanho bovino do campus, sendo a silagem de milho o principal alimento fornecido.

As práticas realizadas no laboratório são: amostragem e preparo do solo, semeadura, adubação, manejo e colheita e envolvem os grupos de estudos GEAGRO e GETAM.

A atuação do laboratório está alinhada ao ODS 2, Fome Zero e Agricultura Sustentável, ao promover uma produção eficiente e sustentável de alimentos para animais, e ao ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis, ao utilizar os excedentes de silagem de forma consciente por meio da COOPAM.

O contato ao Laboratório A2 - MUZ pode ser realizado pelo telefone fixo no setor: (35) 3571-5082 ou

E-mails ariana.silva@muz.ifsuldeminas.edu.br ou carlos.machado@muz.ifsuldeminas.edu.br 

Texto: Priscila Pereira Botrel, com informações de Ariana Vieira Silva

registrado em:
Fim do conteúdo da página