Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Implantação de Cerca Elétrica para o Manejo de Bovinos de Corte no Campus Muzambinho
Início do conteúdo da página

Implantação de Cerca Elétrica para o Manejo de Bovinos de Corte no Campus Muzambinho

Publicado: Terça, 02 de Setembro de 2025, 14h37 | Última atualização em Terça, 02 de Setembro de 2025, 14h37

WhatsApp Image 2025 09 02 at 14.19.32 7Com foco na melhoria do manejo de pastagens e na qualificação da formação técnica dos estudantes, foi implantado recentemente um sistema de cerca elétrica na área de pastagem situada atrás do Hospital Veterinário pertencente ao setor de bovinocultura de corte.

O capim implantado na área é a Brachiaria brizantha cultivar Marandu, uma das forrageiras tropicais mais utilizadas no Brasil, conhecida por sua alta produção de massa verde, resistência ao pisoteio e boa aceitação pelos bovinos. A implantação da cerca elétrica viabiliza a adoção do pastejo rotacionado, sistema que permite o descanso e a recuperação da pastagem após o uso pelos animais, otimizando a produtividade e a longevidade da área forrageira.

Segundo os responsáveis pelo setor, o objetivo principal é promover um manejo sustentável das pastagens, com foco na eficiência produtiva, bem-estar animal e conservação dos recursos naturais. Com o pastejo rotacionado, observa-se:

  • Aumento da produção de forragem por hectare;
  • Melhor aproveitamento dos nutrientes do solo;
  • Redução da degradação da pastagem;
  • Maior desempenho dos animais, com ganhos superiores de peso e melhor taxa de lotação.

Além dos benefícios zootécnicos e ambientais, a iniciativa representa um avanço importante no processo formativo dos alunos dos cursos Técnico em Agropecuária Integrado e Subsequente, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, entre outros. Durante a execução e o acompanhamento da implantação, os estudantes participaram ativamente das  etapas do projeto, vivenciando na prática conceitos de manejo de pastagens, infraestrutura zootécnica, bem-estar animal e planejamento de sistemas de produção.

A cerca elétrica foi projetada para garantir segurança no manejo dos bovinos, facilitar a divisão de piquetes e permitir o planejamento do ciclo de pastejo, servindo como referência prática e técnica tanto para os alunos quanto para produtores rurais e técnicos da região, que poderão acompanhar visitas técnicas e capacitações futuras promovidas pelo campus.

Para o professor Francisco Helton que ministra disciplinas relacionadas à bovinocultura e pastagens, "a implantação da cerca elétrica não apenas melhora o desempenho do rebanho, mas transforma a área em um verdadeiro Laboratório de campo, alinhado às demandas da pecuária moderna e sustentável".

A iniciativa reforça o compromisso do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho com a sua missão institucional de formar profissionais capacitados para atuar com excelência no meio rural, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável da agricultura e pecuária regional.

Os responsáveis do setor ainda agradeceram "à Direção Geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, pelo apoio institucional e incentivo constante às ações de ensino, pesquisa e extensão. Agradecemos também à Coordenação do setor de Bovinocultura de Corte e a  Coordenação Geral de Produção, pelo suporte técnico e logístico, aos funcionários e colaboradores, pela dedicação e compromisso, que contribuíram diretamente para a concretização desta importante melhoria. Aos representantes da empresa Datamars, pelas orientações e treinamentos nas diversas etapas da realização do projeto".

A colaboração de todos foi essencial para tornar este avanço possível, reforçando o papel do Campus Muzambinho, como referência na formação de profissionais comprometidos com a sustentabilidade e a inovação no meio agropecuário.

TEXTO E IMAGENS: Francisco Helton

registrado em:
Fim do conteúdo da página