Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS quer ouvir seus profissionais sobre ações de qualidade de vida no trabalho
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS quer ouvir seus profissionais sobre ações de qualidade de vida no trabalho

Publicado: Terça, 02 de Setembro de 2025, 14h00 | Última atualização em Terça, 02 de Setembro de 2025, 14h00

QVT 300 200IFSULDEMINAS quer ouvir seus profissionais sobre ações de qualidade de vida no trabalho

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) lançou, nesta segunda-feira (01/09), uma pesquisa de satisfação sobre as ações de qualidade de vida e bem-estar implementadas no último ano: Espaço Sereno, Plataforma Wellhub e Escuta Ativa. O objetivo é compreender o nível de conhecimento, utilização e percepção de servidores, colaboradores e estagiários de todas as unidades da instituição em relação a esses serviços, já disponíveis em todos os campi. 

Plataforma Wellhub: 400 licenças da plataforma de bem-estar corporativo foram disponibilizadas para servidores. O serviço reúne atividades físicas, mindfulness, terapia, nutrição, qualidade do sono, educação financeira, entre outros recursos.

Espaço Sereno: ambiente criado para proporcionar momentos de descanso, relaxamento e pausas durante a jornada de trabalho, estimulando a saúde física e mental.

Escuta Ativa: sessões online com psicóloga para apoiar servidores e colaboradores em seus percursos profissionais e pessoais. 

Para participar da pesquisa, basta preencher este formulário online até o dia 30/09/25. O tempo estimado de resposta é de apenas dois minutos. Todas as questões são objetivas, há espaço aberto para comentários e as respostas são anônimas.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Clayton Silva Mendes, reforçou a importância da participação: “Queremos monitorar a evolução da qualidade de vida no trabalho e garantir que as ações tragam resultados concretos para os servidores, colaboradores e estagiários. Por isso, é fundamental que todos participem da pesquisa, avaliando as iniciativas já em andamento. A representatividade de cada campus é essencial, pois reconhecemos a diversidade e as particularidades de nossas unidades. Assim, conseguimos ajustar as ações de forma mais eficaz”, pontuou. 

Origem das ações

Segundo Mendes, as iniciativas avaliadas nesta pesquisa foram implementadas a partir dos resultados de um levantamento prévio, realizado em outubro do ano passado sobre a Qualidade de Vida no Trabalho no IFSULDEMINAS. “A pesquisa anterior foi um instrumento valioso. Identificamos pontos de atenção e, a partir deles, estruturamos ações como o Espaço Sereno, a Plataforma Wellhub e a Escuta Ativa, como estratégias para enfrentar os desafios revelados”, explicou.

O levantamento foi conduzido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e contou com a participação de mais de 400 servidores — o que correspondeu a 35,9% do público-alvo. A análise contemplou dimensões como: compensação financeira, condições de trabalho, integração social, uso e desenvolvimento de capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, assédio e discriminação, equilíbrio entre as vidas pessoal e profissional, entre outras.

Resultados positivos

Entre os principais avanços apontados pela pesquisa, destacaram-se:

- Uso e desenvolvimento de capacidades: 76,6% dos respondentes sentiram que suas tarefas são relevantes e que possuem autonomia para executá-las;

- Integração social: 74,3% perceberam um ambiente acolhedor, com relações respeitosas e colaborativas;

- Constitucionalismo: 70,5% reconheceram a segurança em relação ao cumprimento de direitos individuais e normas institucionais;

- Condições de trabalho: 58,1% avaliaram positivamente aspectos como instalações, equipamentos, softwares, internet e carga de trabalho atribuída.

De acordo com o dirigente da Progep, esses dados evidenciam que o IFSULDEMINAS promove um ambiente favorável ao desenvolvimento profissional, à convivência saudável e ao respeito aos direitos dos trabalhadores.

Pontos de atenção

A pesquisa também apontou áreas que demandam maior atenção:

- Compensação justa e adequada: a insatisfação com salários foi a dimensão com maior insatisfação, reflexo de uma pauta nacional do serviço público, fora da governabilidade direta da instituição e anterior ao acordo de greve que resultou em reformulação da carreira dos técnicos administrativos e docentes e dos reajustes concedidos este ano pelo governo aos servidores;

- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: parte dos servidores relatou dificuldades para conciliar demandas;

- Assédio moral e discriminação: cerca de dois quintos dos respondentes percebeu situações dessa natureza, reforçando a necessidade de orientação, prevenção e enfrentamento;

- Oportunidades de crescimento e segurança: os índices revelaram espaço para avançar em planos de carreira e capacitação. 

Compromisso institucional

Com base nesses resultados, a Progep já vem implementando medidas para potencializar os avanços e enfrentar os desafios identificados, como:

Ampliação de convênios e benefícios indiretos, como descontos em escolas de idiomas, planos de saúde, seguros, farmácias e outras parcerias. Acesse aqui para conhecer os convênios firmados.

Maior acesso ao teletrabalho e fortalecimento da jornada flexibilizada (6h), liberação de até 3 horas semanais para práticas físicas ou psicológicas, além de prioridade de escolha de horário de aulas para docentes com filhos de até dois anos.

Programas de formação continuada e incentivo à qualificação, como o Edital de Afastamento Integral; reajuste de 100% nos valores do PIQ; Ação de Desenvolvimento em Serviço, com redução de até 50% da carga horária para qualificação; e o recém-lançado Programa de Incentivo à Formação Continuada, que possibilita ao servidor o reembolso de inscrições em cursos ou eventos de capacitação e também ajuda de custo para cursos presenciais.

Criação do Grupo de Trabalho (GT) para Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Discriminação, responsável por elaborar a Política de Prevenção ao Assédio, com representantes de sindicatos, da Comissão Interna de Supervisão (CIS), da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e da gestão. Confira aqui a portaria que designou os membros do GT.

O pró-reitor ressalta que todas essas ações estão alinhadas à Política de Promoção à Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida no Trabalho do IFSULDEMINAS, aprovada em dezembro de 2024: “Esse documento representa um avanço significativo. Ele reafirma o compromisso do IFSULDEMINAS em oferecer um ambiente saudável, acolhedor e seguro para todos os servidores, além de orientar nossas ações de forma estruturada e contínua”. Acesse aqui a nossa Política.

Texto: Renata Cunha
Data: 01/09/2025
registrado em:
Fim do conteúdo da página