Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cafeicultura celebra os 20 anos do curso com culto ecumênico.
Início do conteúdo da página

Cafeicultura celebra os 20 anos do curso com culto ecumênico.

Publicado: Segunda, 08 de Setembro de 2025, 17h19 | Última atualização em Segunda, 08 de Setembro de 2025, 17h19

WhatsApp Image 2025 09 05 at 07.56.56 10Em celebração aos 20 anos do curso superior de tecnologia em cafeicultura, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho promoveu um culto ecumênico em homenagem à trajetória da formação, reunindo coordenadores, professores, estudantes, servidores e convidados.

O momento de fé e gratidão destacou a importância do curso na história da instituição e da cafeicultura regional. Durante a cerimônia, houve espaço para reflexões, orações e mensagens de agradecimento, reconhecendo o papel de todos que contribuíram para consolidar o curso como referência nacional.

Estiveram presentes na ocasião, o Sr. Altamiro, representando movimento espírita do município; o Padre João, representando a igreja católica apostólica romana; o Pastor Nilson da Igreja presbiteriana independente, representando os evangélicos; e Yalodê Beremi do Ille axé Aldeia de Luz Pena Branca, representando as religões de matriz africana.

De acordo com o Coordenador Gustavo Rabelo Botrel Miranda, essa celebração deixou marcada a importância de um curso que acumula conquistas. "O curso de Tecnologia em Cafeicultura é um curso Superior e rápido ofertado por 20 anos no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, com tempo de conclusão de apenas 3 anos. O curso é ofertado a noite, o que permite o trabalho com carteira assinada durante o dia. É reconhecido pelo CREA há mais de 10 anos e certamente contribuiu e contribui para a evolução da cafeicultura na região. Fato é que os cafeicultores expandiram seus negócios para os cafés especiais e aumentaram a produtividade média por hectare, aumentando a rentabilidade dos produtores e aumentando a empregabilidade no setor cafeeiro. O curso também tem nota 5 em três anos consecutivos no guia de Faculdade e é nota 5 no INEP/MEC."

O evento também contou com a apresentação do Coral da Igreja Presbiteriana Independente que abriu e fechou a cerimônia.

Ao final, cada convidado deixou sua benção e a celebração reafirmou o compromisso do Campus Muzambinho em seguir formando profissionais qualificados e preparados para os desafios da área, especialmente em uma região que valoriza tanto o cultivo da cafeicultura brasileira.

De acordo com os organizadores do culto "Reunidos em espírito de união e gratidão, celebramos duas décadas de dedicação, história e crescimento na formação de profissionais que contribuem significativamente para o desenvolvimento do nosso café, símbolo de nossa cultura e economia. Que este momento de fé e reflexão nos fortaleça na caminhada, fortalecendo os laços de fraternidade e compromisso com um futuro sustentável e próspero. Que a paz de Deus esteja com todos nós neste encontro especial.

Eles ainda desejaram a todos, "que este momento de fraternidade e reflexão permaneça em nossos corações. Agradecemos a todas as tradições religiosas presentes que, com suas vozes e espíritos, enriqueceram nossa celebração. Encerramos nosso culto ecumênico confiantes no que nos une: a busca pelo sagrado, o amor ao próximo e o compromisso com um mundo mais justo e solidário. Que a bênção do Deus de todos os povos, conhecido por muitos nomes e vivido de muitas formas, esteja sobre cada um de vocês".

registrado em:
Fim do conteúdo da página