Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Setembro Surdo e Setembro Verde: confira aqui as campanhas deste mês especial.
Início do conteúdo da página

Setembro Surdo e Setembro Verde: confira aqui as campanhas deste mês especial.

Publicado: Segunda, 08 de Setembro de 2025, 14h23 | Última atualização em Segunda, 08 de Setembro de 2025, 14h23

unnamed 1Setembro Surdo

O setembro surdo ou setembro azul é dedicado às pessoas surdas no Brasil. O intuito da data é refletir sobre a luta, trajetória das pessoas surdas e suas conquistas até os dias atuais. É escolhido o mês de setembro devido às conquistas históricas deixadas pelo passado.

Datas importantes: Dia Internacional da Língua de Sinais, em 23 de setembro; Dia do Surdo, em 26 de setembro; Dia Nacional do Tradutor e Intérprete de Libras, 30 de setembro; Com foco na comunidade surda, é promovido várias ações de conscientização, formações continuadas em prol da inclusão de todos os surdos. A participação da sociedade é de extrema importância para que se consiga uma valorização da cultura e identidade surda, o reconhecimento da Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a luta por acessibilidade e direitos.

unnamedSetembro Verde

Setembro também é marcado pela campanha do Setembro Verde, que simboliza a luta pela inclusão social da pessoa com deficiência, celebrada oficialmente no dia 21. Esta data nos leva a refletir sobre a efetiva inclusão das pessoas com deficiência em diversos quesitos da sociedade, inclusive no âmbito educacional que, por sua vez, questiona não somente as políticas e a organização da educação especial e da regular, mas também o próprio conceito de integração.

Ela é incompatível com a integração, pois prevê a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática. (Mantoan, 2003, p. 16) Em concordância com Mantoan (2003), o conceito de inclusão se diferencia do significado de integração, visto que para a inclusão a pessoa com deficiência é compreendida em tudo aquilo que representa dentro das escolas regulares, sem a possibilidade de segregação. Já a integração é “a justaposição do ensino especial ao regular, ocasionando um inchaço desta modalidade” ( p. 16).

Em vista disso, percebe-se que devemos, tanto no mês de setembro, quanto nos demais períodos do ano, pensar e refletir sobre possibilidades para transformarmos nossas políticas e ações educativas em verdadeiramente inclusivas, visando a autonomia e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de cada estudante.

REFERÊNCIA

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar : o que é? por quê? como fazer? São Paulo : Moderna , 2003.

registrado em:
Fim do conteúdo da página