Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS é destaque em Congresso Nacional e Internacional de Ciências do Esporte/Educação Física
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS é destaque em Congresso Nacional e Internacional de Ciências do Esporte/Educação Física

Publicado: Segunda, 08 de Setembro de 2025, 16h39 | Última atualização em Segunda, 08 de Setembro de 2025, 17h05

1851 688174d7cf9f1JPGDocentes e estudantes dos cursos de graduação e do Mestrado em Educação Física do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) foram reconhecidos com Menções Honrosas durante o XXIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e o IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE), realizados entre os dias 1º e 6 de setembro, no campus Butantã da Universidade de São Paulo.

Com o tema “Caminhos do Sul Global, resistências ao neoliberalismo e ao risco de um holocausto urbano: desafios para a Educação Física/Ciências do Esporte”, o evento reuniu na USP Butantã cerca de 1.450 participantes, incluindo pesquisadores, docentes e estudantes de diversos países da América Latina. A programação contou com mesas de debate, reuniões institucionais e sessões de apresentação de pôsteres e comunicações orais, promovendo o intercâmbio de experiências e saberes entre diferentes comunidades acadêmicas.

Trabalhos premiados com Menção Honrosa:

  • Curricularização da extensão na Educação Física do IFSULDEMINAS” Autores: Lia P. Castelan e Mateus C. Pereira (Docentes) Categoria: Relato de Experiência (pôster) Grupo de Trabalho Temático: Formação Profissional e Mundo do Trabalho

  • Identidade e docência da Educação Física em tempos líquidos: reflexões a partir do CEMEPE/Uberlândia-MG” Autores: Lucas Rezende Barbosa (Egresso PROEF) e Daniel Teixeira Maldonado (Docente PROEF) Categoria: Pesquisa Concluída (comunicação oral) Grupo de Trabalho Temático: Formação Profissional e Mundo do Trabalho

  • Prática político-pedagógica dos(as) professores(as) de Educação Física da Rede Municipal de Santo André: a formação continuada em evidência” Autores: Carolina Barboza Farah (Mestranda PROEF) e Daniel Teixeira Maldonado (Docente PROEF) Categoria: Pesquisa Concluída (pôster) Grupo de Trabalho Temático: Formação Profissional e Mundo do Trabalho

Demais trabalhos apresentados:

  • Reflexões sobre o uso da interseccionalidade em projetos de extensão em Educação Física adaptada” Autores: Lia P. Castelan e Thálita Gonçalves Santos (Docentes)

  • Meninos no Judô, Meninas na Ginástica: a aprendizagem da separação na formação de professores de Educação Física” Autores: Fabiane Ribeiro Salomão (Egressa PROEF), Samara Moura Barreto e Luciano Nascimento Corsino

  • A transgeneridade no âmbito esportivo: uma revisão integrativa acerca do caso Tiffany” Autores: Luis Felipe de Oliveira Rodrigues (Graduando) e Mateus Camargo Pereira (Docente).

A participação ativa e o reconhecimento dos trabalhos apresentados evidenciam o compromisso do IFSULDEMINAS com a produção científica, a formação crítica e o fortalecimento da Educação Física como campo de conhecimento e prática social.

Sobre o CBCE

O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), fundado em 1979, é a principal entidade científica da área no Brasil. Organizado em 14 Grupos de Trabalho Temáticos, o CBCE promove o CONBRACE bienalmente, consolidando-se como espaço de referência para o debate acadêmico e político sobre a Educação Física e as Ciências do Esporte.

TEXTO E IMAGENS: Mateus Camargo Pereira

registrado em:
Fim do conteúdo da página