IFSULDEMINAS promove 1º Workshop sobre Brucelose e Tuberculose Animal para produtores do Sul de Minas
No dia 10 de setembro de 2025, o anfiteatro do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho sediou o 1º Workshop sobre Brucelose e Tuberculose Animal. O evento, que contou com palestras informativas, foi promovido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Muzambinho e o Grupo de Estudos em Reprodução Animal (REPROA).
Cerca de 300 pessoas participaram do evento direcionado para produtores de leite, cooperativas, lacticínios da região e estudantes de Medicina Veterinária e Técnico em Agropecuária, o workshop também reuniu docentes, técnicos administrativos e médicos veterinários dos serviços oficial e privado.
De acordo com uma das organizadoras do evento e líder do REPROA - Grupo de Estudos em Reprodução Animal, Suellen Gonzalez Belo Clemente "o Sul de Minas se destaca como um grande produtor de leite no Estado, principalmente na região do Sul de Minas Gerais. A brucelose e a tuberculose ainda estão presentes nos rebanhos mineiros causando prejuízos aos pecuaristas de uma forma geral, fazendo-se necessário a discussão de temas relevantes sobre as doenças supramencionadas".
O principal objetivo do encontro foi informar os participantes sobre a situação atual dessas doenças e discutir as novas diretrizes para o programa de combate à brucelose e tuberculose. A iniciativa reforça a importância da aproximação entre o Serviço Veterinário Oficial e os produtores rurais para promover a sanidade dos rebanhos mineiros.
O evento foi concluído com uma mesa redonda que debateu os desafios e as atualizações do programa, com a participação de representantes do Laticínio Piracanjuba, Faemg, IMA, CCPR, além de professores do IFSULDEMINAS e um médico veterinário autônomo.
Como resultado dessa ação, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho dará início ao processo de certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose, o que poderá incentivar os produtores da região a regularizar e erradicar essas doenças de seus rebanhos. A fazenda do IFSULDEMINAS também servirá como modelo para as propriedades da região, fortalecendo a saúde animal e a qualidade da produção leiteira no Sul de Minas.
Redes Sociais