Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Quinta Cultural da Primavera - Cores que dão Vida promove arte, convivência e um respiro longe das telas no Campus Muzambinho
Início do conteúdo da página

Quinta Cultural da Primavera - Cores que dão Vida promove arte, convivência e um respiro longe das telas no Campus Muzambinho

Publicado: Sexta, 26 de Setembro de 2025, 15h59 | Última atualização em Sexta, 26 de Setembro de 2025, 15h59

WhatsApp Image 2025 09 26 at 09.05.59 100O Campus Muzambinho realizou a Quinta Cultural da Primavera, com o tema “Cores que dão Vida”, em um encontro marcado pela criatividade, expressão e pertencimento.

A atividade reuniu estudantes, servidores e convidados em uma programação especial que contou com música, poesia e uma oficina de confecção de pipas e troca de experiências, transformando o campus em um espaço de convivência e celebração coletiva.

O momento mais marcante foi durante a confecção das pipas, onde os estudantes deixaram os celulares de lado para usar as mãos, as cores e a imaginação. Entre recortes, colagens e conversas, aconteceu a verdadeira desconexão das telas já que eles se reconectaram com a criatividade, com os colegas e com o prazer de construir algo juntos.

Na sequência, as pipas personalizadas ganharam o céu, refletindo a diversidade e a energia da comunidade acadêmica, em sintonia com a chegada da primavera. A atividade trouxe uma metáfora inspiradora: assim como a pipa precisa de estrutura, linha e vento para alcançar grandes alturas, os estudantes também contam com o apoio do conhecimento, dos vínculos e das oportunidades para voarem cada vez mais alto. E quando a pipa oscila, cai ou se enrosca, é preciso paciência e persistência para retomá-la ao céu, lembrando que, da mesma forma, cada estudante ao passar por um problema pode recomeçar e seguir em frente se bem apoiado.

Para tornar a manhã ainda mais especial, o Grêmio Estudantil “Máxima” proporcionou a doação de picolés, distribuídos no auge da atividade ao ar livre, garantindo um refresco coletivo no momento em que o sol brilhava mais forte. A ação também contou com o apoio para a aquisição de alguns insumos da Cooperativa dos Alunos – COOPAM, reforçando o espírito de união e parceria entre os setores do campus.

Segundo a Coordenadora da CGAE, servidora Clélia Tardelli, “atividades como esta evidenciam o compromisso da gestão em promover a permanência e o êxito dos estudantes. Quando unimos cultura, arte e momentos de convivência, fortalecemos os laços institucionais e mostramos que o campus é um espaço de formação integral, que cuida tanto do conhecimento quanto do bem-estar de nossa comunidade. Ao ver os estudantes confeccionando pipas, sem celulares nas mãos e com toda atenção voltada para o momento, percebemos a importância deste tipo de experiência, pois valoriza a presença”.

A Quinta Cultural da Primavera - Cores que dão Vida reafirmou, assim, o papel da arte e da cultura no processo formativo, destacando que pequenos gestos, como criar algo com as próprias mãos, podem renovar a forma como nos relacionamos com o mundo e com a comunidade.

Texto: equipe CGAE/SELCA

registrado em:
Fim do conteúdo da página