Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado.
Início do conteúdo da página

III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado.

Publicado: Segunda, 20 de Outubro de 2025, 16h04 | Última atualização em Segunda, 20 de Outubro de 2025, 16h06

PHOTO 2025 10 20 13 41 100Nos dias 08 e 09 de outubro, ocorreu em Brasília (DF) o III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, evento realizado em conjunto com o Conecta IF, a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) e o Festival Curicaca.

O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho esteve representado pelo Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan, e pelas Coordenadoras Gerais de Ensino e de Assistência ao Educando, servidoras Giovanna Carvas e Clélia Tardelli. O Pró-Reitor de Ensino, professor Luiz Carlos Dias Rocha, também teve presença ativa no seminário, participando de discussões e reflexões sobre quais instituições de ensino queremos construir para o futuro, destacando a necessidade de fortalecer os valores da educação pública, inclusiva e transformadora.

O evento contou com uma programação diversificada, abordando questões estruturantes do Ensino Médio Integrado (EMI). No primeiro dia, as discussões foram conduzidas por nomes de destaque na área, como Cíntia Magno Brazorotto (IFSP) e Fernando Cássio (USP), que refletiram sobre os desafios e perspectivas do EMI no Brasil. Na parte da tarde, houve apresentações orais e lançamento do livro “Ensino Médio Integrado: políticas, currículos e práticas”, com participação dos organizadores Cláudio Nascimento Silva, Rosa Pereira da Silva, Adilson Cesar Araújo e Mateus Gianni Fonseca, promovendo um importante espaço de socialização de experiências e práticas pedagógicas.

O segundo dia foi marcado por discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e, à tarde, pela mesa redonda “Formação de Professores para EPT com foco no Ensino Médio Integrado”, que teve a participação de Dante Henrique Moura (IFRN) e Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva (UnB), sob mediação de Rosa Amélia Pereira da Silva (IFB). Essa mesa trouxe importantes reflexões sobre o papel dos docentes na consolidação do EMI, destacando a formação crítica, interdisciplinar e socialmente comprometida como base para um ensino transformador.

As discussões do seminário trouxeram temas centrais que deverão ser ampliados junto à comunidade acadêmica do Campus Muzambinho, especialmente entre os docentes dos cursos integrados. O debate abordou a revisão e flexibilização curricular, a readequação das orientações formativas e a importância de preparar as instituições para um cenário de rápidas transformações sociais e tecnológicas. Houve consenso sobre a necessidade de aliar o humano à tecnologia, promovendo uma formação integral que valorize o pensamento crítico, a ética e o compromisso social.

Segundo o Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan, “momentos como este são essenciais para repensarmos nossos caminhos institucionais e reafirmarmos o papel da educação integrada na formação de cidadãos completos, preparados para transformar a sociedade”.

Para a Coordenadora Geral de Ensino, servidora Giovanna Carvas, “o seminário reforçou o compromisso das instituições federais com a constante atualização de seus currículos, de forma a integrar teoria e prática, valorizando a formação humana e profissional dos estudantes. É um espaço que nos inspira a fortalecer o diálogo entre professores, gestores e comunidade para consolidar um ensino que faça sentido para todos”.

Já a Coordenadora Geral de Assistência ao Educando, servidora Clélia Tardelli, destacou que a participação conjunta com a gestão de ensino possibilitou maior alinhamento entre as áreas, evidenciando como o trabalho interdisciplinar, que integra cultura, arte e assistência estudantil, é essencial para garantir a permanência e o êxito dos estudantes, em consonância com a missão institucional do IFSULDEMINAS. Ela ressaltou ainda que em diversos momentos do seminário foi evidenciada a importância dessa integração como eixo central da educação integral, reforçando a necessidade de unir esforços pedagógicos e de assistência para o desenvolvimento pleno dos alunos.

O Diretor de Ensino e as Coordenadoras também prestigiaram as demais ações do IFSULDEMINAS, em especial as do Campus Muzambinho, que esteve presente em diferentes atividades da Semana Tecnológica, com docentes e estudantes apresentando projetos e ações de destaque já consolidados na instituição.

Os representantes do campus também visitaram o espaço da Cafeteria Escola, convidada pela organização do evento para participar da programação. O professor Hugo Baldan destacou que “é muito gratificante perceber que o nome do Campus Muzambinho tem sido reconhecido nacionalmente por iniciativas como a Cafeteria Escola e pelo café produzido no próprio campus, símbolo de um trabalho que une ensino, pesquisa e extensão, e que envolve pedagogicamente os estudantes em todas as etapas do processo produtivo”.

O evento reforçou o compromisso do IFSULDEMINAS com uma educação pública, integrada e transformadora, que valoriza a prática, o conhecimento e o protagonismo estudantil como pilares para a construção de um futuro mais humano, crítico e sustentável.

TEXTO E IMAGENS: Clélia Mara Tardelli

registrado em:
Fim do conteúdo da página