Brinquedoteca Virtual do Campus Muzambinho leva atividades lúdicas a escolas de Guaxupé (MG)
Entre os dias 3 e 9 de outubro, o projeto de extensão “Brinquedoteca Virtual como Instrumento Pedagógico de Formação Inicial e Continuada”, desenvolvido no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, realizou uma série de ações em escolas de Guaxupé (MG). Essa etapa marca a ampliação da divulgação da Brinquedoteca Virtual e reforça a aproximação entre a instituição e a comunidade escolar, alinhando-se às metas de expansão do acesso, valorização do brincar e formação docente.
As atividades envolveram experiências lúdicas com crianças da Educação Infantil, que puderam explorar diferentes materiais e criar brincadeiras e produções artísticas junto com a equipe do projeto. Essas ações integram a proposta da Brinquedoteca Virtual de valorizar o brincar como instrumento de aprendizagem, incentivar a criatividade e fortalecer práticas pedagógicas inovadoras.
No dia 03 de outubro, a equipe esteve na Creche Centenário, onde realizou a oficina “Arte com elementos da natureza”. As crianças experimentaram tinta feita com urucum e criaram pinturas livres. Uma delas, de forma espontânea, confeccionou um pincel artesanal com sementes e algodão — um exemplo de criatividade e protagonismo infantil.
Nos dias 06 e 07 de outubro, a Brinquedoteca Virtual marcou presença na Escola Municipal Noêmia Costa Monteiro (Parque Infantil). Foram realizadas brincadeiras educativas e uma oficina de confecção de brinquedos com materiais reutilizáveis. Além de promover momentos lúdicos, a equipe se comprometeu a elaborar as intencionalidades pedagógicas das atividades e elencar os códigos da BNCC, contribuindo diretamente para o planejamento escolar. Essa parceria fortalece o vínculo entre o Campus Muzambinho e as escolas da região e está em consonância com as metas do projeto de:
- Ampliar a divulgação da Brinquedoteca Virtual junto às redes públicas de ensino (Meta 2);
- Produzir e validar novos recursos pedagógicos para o acervo (Meta 4);
- Produzir vídeos tutoriais “Faça Você Mesmo” com foco em práticas pedagógicas sustentáveis (Meta 5).
No dia 08 de outubro, a ação aconteceu na Escola Municipal Rural Dona Olímpia Felippe da Silva (Pinheiros), com uma atividade de pintura facial, que envolveu expressão corporal e criatividade.
Encerrando o circuito, no dia 09 de outubro, a equipe voltou à Escola Municipal Noêmia Costa Monteiro para realizar uma atividade com elementos da natureza, iniciando com um momento de sensibilização e atenção plena, estimulando habilidades socioemocionais. Em seguida, as crianças exploraram materiais naturais de forma criativa e investigativa.
Para a coordenadora do projeto, professora Cristiane Fortes Gris Baldan, essas ações cumprem um papel fundamental na formação docente: “Ao aproximar a universidade da escola básica, criamos oportunidades reais de aprendizagem tanto para as crianças quanto para nossos licenciandos. A Brinquedoteca Virtual é um instrumento que contribui para práticas pedagógicas mais criativas, inclusivas e conectadas com a realidade local.”
A estudante e bolsista do curso de Pedagogia, Paula Prado Marcondes, também destacou o impacto dessa vivência em sua formação: “Participar do projeto Brinquedoteca Virtual tem sido uma experiência muito rica. Estar nas escolas e ao mesmo tempo produzir e pesquisar novos materiais lúdicos tem me proporcionado um aprendizado maravilhoso. Essa vivência fez com que eu enxergasse a Pedagogia com outros olhos, compreendendo de forma mais profunda a potência do brincar na aprendizagem e na formação de futuros educadores.”
A Brinquedoteca Virtual é um espaço digital que disponibiliza gratuitamente mais de 230 atividades pedagógicas com descrição detalhada, intencionalidade pedagógica, faixa etária indicada, relação com a BNCC e sugestões de uso em sala de aula. O site pode ser acessado pelo link: https://brinquedoteca.muz.ifsuldeminas.edu.br/.
Essas ações também dialogam com a meta de socializar metodologias e resultados do projeto com a comunidade escolar e acadêmica (Meta 7), fortalecendo a presença da Brinquedoteca Virtual como ferramenta de apoio à formação inicial e continuada de professores e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas sustentáveis e inovadoras.
TEXTO E IMAGENS: Cristiane Fortes Gris Baldan
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