Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > NIPE em ação: Visita ao Laboratório de Segurança do Trabalho, Higiene e Incêndio (LSTHI)
Início do conteúdo da página

NIPE em ação: Visita ao Laboratório de Segurança do Trabalho, Higiene e Incêndio (LSTHI)

Publicado: Segunda, 10 de Novembro de 2025, 15h57 | Última atualização em Segunda, 10 de Novembro de 2025, 15h57

WhatsApp Image 2025 10 30 at 10.29.4100No dia 30 de outubro de 2025, o Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) realizou uma visita ao Laboratório de Segurança do Trabalho, Higiene e Incêndio (LSTHI), coordenado pelo Professor Geraldo Gomes de Oliveira Júnior.

Estavam presentes a Coordenadora Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CGPPI), Professora Priscila Pereira Botrel; a Líder do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) e coordenadora substituta de extensão (CGEX), Professora Andrea Januária Rezende; o servidor membro do NIPE e coordenador do Espaço Maker do Campus Muzambinho, Mário Antônio Moreira e o coordenador do Laboratório Professor Geraldo Gomes de Oliveira Júnior. 

Criado em setembro de 2013, o LSTHI, localizado no prédio da Engenharia Agronômica, no 2º andar do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, tornou-se um espaço de referência na formação de profissionais e no desenvolvimento de ações voltadas à segurança e saúde ocupacional. O laboratório atende cursos técnicos e superiores, entre eles o Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente, Técnico em Alimentos Integrado, Técnico em Cafeicultura EAD,  Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Superior de Tecnologia em Cafeicultura.

No eixo do ensino, o Laboratório oferece aulas teóricas e práticas, palestras e rodas de conversa, com foco no manuseio de equipamentos, análise de riscos e exercícios que simulam a rotina profissional. Também são realizados estágios parciais para estudantes do curso Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente.

Na pesquisa, o laboratório desenvolve projetos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), resumos e artigos acadêmicos. Atualmente, estão em andamento cinco projetos científicos financiados por editais institucionais, abordando temas como ruído, vibrações ocupacionais, ergonomia e riscos atmosféricos em estruturas de pós-colheita do café.

Na extensão, são organizados materiais educativos para dias de campo, ações de capacitação e treinamentos voltados ao público interno e externo.  Destaca-se o projeto Boas Práticas Trabalhistas na Cafeicultura com Base na NR 31, que promove ações educativas junto a produtores e trabalhadores rurais, contribuindo para a redução de acidentes, promoção da cafeicultura sustentável e fortalecimento da conformidade trabalhista.

O laboratório também é sede do Grupo de Estudos em Segurança e Saúde do Trabalho Rural (GESTR) e já ofereceu suporte técnico a três dissertações de mestrado e duas teses de doutorado desenvolvidas por servidores do campus.

Com uma infraestrutura completa para avaliação e controle de agentes de risco, o LSTHI conta com equipamentos tais como medidor de vibração ocupacional (mãos, braços e corpo inteiro); Medidor de estresse térmico (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo - IBUTG); Sonômetro e dosímetro de ruído; Decibelímetro; Luxímetro; Bombas de amostragem de ar; Detectores de gases e explosímetros.

Além disso, o espaço dispõe de diversos tipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e possui ainda uma biblioteca de apoio técnico, com materiais selecionados nas áreas de Segurança e Saúde no Trabalho, Ergonomia e Higiene Ocupacional.

As ações do laboratório estão alinhadas à Norma Regulamentadora 31 (NR 31) e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 (ODS 8), trabalho decente e crescimento econômico, reforçando o compromisso do IFSULDEMINAS com a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento regional sustentável.

O LSTHI está disponível à comunidade acadêmica e a visitantes externos mediante agendamento prévio, que pode ser realizado diretamente com o professor coordenador pelo e-mail: geraldo.junior@muz.ifsuldeminas.edu.br

TEXTO E IMAGENS: Priscila Pereira Botrel

registrado em:
Fim do conteúdo da página