Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Festival de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS realizado no Campus Muzambinho
Início do conteúdo da página

Festival de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS realizado no Campus Muzambinho

Publicado: Segunda, 17 de Novembro de 2025, 16h54 | Última atualização em Segunda, 17 de Novembro de 2025, 16h54

Evento itinerante idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão valoriza a arte, a cultura e a formação humana.

festival infantilO Festival de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS – Edição 2025 chegou ao Campus Muzambinho nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, reunindo apresentações, exposições e manifestações artísticas que celebraram a diversidade cultural e o talento dos estudantes. Idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o evento é itinerante entre as unidades do Instituto Federal do Sul de Minas e tem como objetivo fortalecer a arte, a cultura e o diálogo entre os campi, promovendo integração, criatividade e valorização da produção estudantil.

WhatsApp Image 2025 11 17 at 15.07.19 1No Campus Muzambinho, o festival ocorreu com o apoio da Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE), por meio do Setor de Esporte, Lazer, Cultura e Artes (SELCA) e de sua equipe, que desenvolve ações voltadas ao acolhimento e à vivência cultural dos estudantes e teve também a parceria da Coordenação Geral de Extensão (CGEX), especialmente no acompanhamento e suporte aos intercambistas que participaram das apresentações culturais. A Assessoria Internacional da PROEX contribuiu promovendo o envolvimento dos estudantes estrangeiros nas atividades artísticas e ampliando o intercâmbio cultural dentro da programação.

A Coordenadora Geral de Assistência ao Educando, servidora Clélia Tardelli, destacou que o Festival reafirma a importância de garantir espaços de expressão e convivência no ambiente escolar: “Acredito que eventos como este fortalecem a integração entre diferentes áreas do conhecimento e mostram que a formação se constrói também pela vivência cultural. Quando nossos estudantes sobem ao palco, expõem suas obras, se expressam artisticamente ou simplesmente visualizam as apresentações eles vivenciam o verdadeiro sentido da formação humana”.

Durante a programação, o campus recebeu cerca de 1200 participantes, entre estudantes, servidores, intercambistas e membros da comunidade externa, consolidando a edição de Muzambinho como uma das mais participativas. O festival reuniu vários estudantes artistas, distribuídos em apresentações musicais, teatrais, danças, declamações, intervenções poéticas e exposições diversas.

WhatsApp Image 2025 11 17 at 15.07.19 3A programação do primeiro dia (29/10) ocorreu de forma ininterrupta nos três períodos. Na parte da manhã as apresentações de vários campis abriram o festival, na parte da tarde o destaque foi para as centenas de crianças de todas as escolas municipais de Muzambinho, que prestigiaram a peça “O Rapto das Cebolinhas”, de Maria Clara Machado, apresentada pela Cia dos Péssimos, do Campus Pouso Alegre e, já na parte da noite após o teatro do realizado no Auditório do Prédio H, o dia foi encerrado com uma sequência de shows musicais que foram do saxofone ao rock, evidenciando a variedade de estilos e a força artística dos estudantes e demais membros da Comunidade, como os docentes que atuaram neste momento.WhatsApp Image 2025 11 17 at 15.07.19 2

Já na quinta-feira, dia 30/10, foi a vez dos estudantes das Escolas Públicas Estaduais do município participarem das atividades, assistindo às apresentações e recebendo informações sobre o processo seletivo do IFSULDEMINAS e as oportunidades de formação técnica e superior. A servidora Elba, responsável pelo Setor de Acompanhamento de Ingressos, Carreiras e Egressos (SAICE), ressaltou que momentos como esse aproximam os jovens da realidade do campus e despertam o interesse em fazer parte da Instituição.

WhatsApp Image 2025 11 17 at 15.07.19 4Destaca-se que na abertura oficial, o Diretor-Geral Substituto, professor Hugo Baldan, destacou o orgulho do campus em sediar a edição 2025 do Festival e reforçou que arte, cultura e esporte são pilares essenciais da formação integral e da permanência estudantil. Ressaltou ainda que o trabalho conjunto entre CGAE/SELCA, Coordenação de Extensão e Coordenação de Ensino, especialmente por meio de práticas docentes voltadas às ações artísticas e culturais, fortalece o papel social e educativo do Instituto, promovendo integração com a comunidade. Reconheceu também a valiosa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SELCT).

A Pró-Reitora de Extensão, professora Daniela Cardoso,  enfatizou que o Festival de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS é uma expressão viva da missão extensionista da instituição: “Ele revela que a educação ultrapassa os limites da sala de aula e se manifesta nos gestos criativos, nas vozes, nas cores e nas histórias de cada participante. É nesse encontro entre arte e educação que reafirmamos a potência da Extensão como espaço de humanização, de diálogo e de transformação. Mais do que um evento, o festival representa o espírito do IFSULDEMINAS, uma instituição que acredita na sensibilidade como dimensão essencial da formação e na Arte como instrumento de emancipação. Ver nossos estudantes e servidores expressando seus talentos é testemunhar o compromisso coletivo com uma educação pública, inclusiva e transformadora, que forma sujeitos críticos, criativos e profundamente humanos”.

O coordenador-geral de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS, Márcio Bess, exaltou que o festival superou expectativas, tanto em número de participantes quanto na qualidade das apresentações. “A cada a ano o evento se fortalece, tornando-se o principal palco para o compartilhamento da arte que é produzida em diversas linguagens aqui no IF. Os principais fatores para o sucesso do evento foram o engajamento dos alunos e servidores dos campi, o fomento do IFSULDEMINAS por meio de editais e programas de incentivo, como o Cultiva Cultura, e o caloroso acolhimento do Campus Muzambinho. Todo esse movimento e os resultados obtidos elevam as expectativas para as próximas edições”, descreveu.

WhatsApp Image 2025 11 17 at 15.07.19O Festival de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS – Edição 2025 reafirma o compromisso institucional com uma educação pública que valoriza a arte, a cultura, a sensibilidade humana e a formação integral, compreendendo que educar também é inspirar, acolher e transformar. Nessa perspectiva, a equipe do campus envolvida diretamente na organização celebra o êxito do evento, reconhecendo que todo o esforço valeu a pena ao acolher uma ação institucional que evidencia a relevância da arte e da cultura na vida escolar. Essa compreensão dialoga diretamente com a visão da Coordenadora de Arte e Cultura do Campus Muzambinho, servidora Lilian Fernandes, que destacou:

“As diferentes culturas, através da arte, têm o poder de movimentar subjetividades, levando ao crescimento pessoal e à transformação social. Por isso, almejo que o investimento na área da Cultura, tanto na formação de profissionais, quanto no fomento a artistas e eventos culturais,  seja cada vez maior”.

Assim,  Campus Muzambinho participa desta edição com a sensação de dever cumprido e objetivo alcançado, evidenciando o poder da arte de transformar vidas, conectar pessoas e fortalecer a missão pública do IFSULDEMINAS.

Texto: Equipe CGAE/SELCA

registrado em:
Fim do conteúdo da página