Aula Magna homenageia o professor Mauro Betti e debate os desafios da Educação Física
Na tarde de ontem, 12 de novembro de 2025, aconteceu o evento “Aula Magna — Educação Física: educação, saúde e lazer”, reunindo acadêmicos, profissionais da área e representantes da comunidade, totalizando 102 participantes, em um encontro marcado por debates enriquecedores. Realizado no Anfiteatro do IFUSLDEMINAS, o evento teve como objetivo principal discutir a atuação do professional e professor de Educação Física nas múltiplas interfaces da educação, lazer e saúde, sob organização da professora Priscila Nakamura e do professor Marcos So, coordenadores do curso de Bacharelado em Educação e Licenciatura em Educação Física, respectivamente.
A Aula Magna foi dividida em três momentos. No primeiro momento foi proposta uma mesa redonda, intitulada de “As relações de profissionais de Educação Física com a formação inicial: experiências exitosas”, sob a participação dos convidados Professora Vitória Carolina Luiz, Professor Mestre Fagner Passos e Professor Doutor Hugo Baldan. A referida mesa promoveu debates refletindo a formação inicial e seus efeitos nas práticas profissionais. O debate concluiu que as experiências exitosas de profissionais de Educação Física dependem da atividade estudantil de engajamento, esforço, interesse pela diversidade de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita e colocar o corpo em movimento em diferentes práticas corporais. Nessa perspectiva, tal mesa redonda foi avaliada positivamente como esboça Lívia Alves, aluna do 4º período vespertino: “Foi muito interessante ver a experiência e trajetória do Fagner e da Vitória, poder ver que nenhuma é como a outra e principalmente as possibilidades que a Educação Física proporciona”.
Em seguida, o segundo momento da Aula Magna homenageou o professor Doutor Mauro Betti, uma das maiores referências da Educação Física no Brasil, pela sua passagem como professor visitante do IFSULDEMINAS. O professor Arnaldo Leitão conduziu esse momento exibindo um vídeo, cuja narrativa audiovisual explorou os resultados do projeto de pesquisa “Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: linguagens em movimentos de formação continuada de docentes”. Posteriormente, dois quadros foram entregues ao professor Mauro Betti, um com declarações dos professores de Educação Física de escolas municipais da região que participaram do projeto de pesquisa em formação continuada, mencionado anteriormente; bem como outro quadro, com depoimentos dos docentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Após a homenagem, o professor Mauro mencionou que: “estar no IFSULDEMINAS em Muzambinho foi uma das experiências científicas e pedagógicas mais importantes e fecundas da minha carreira acadêmica. O projeto de formação continuada e pesquisa-ação que desenvolvi propiciou uma interação entre os docentes-pesquisadores, estudantes-bolsistas e docentes da educação básica, o que é difícil de se ver em outras iniciativas neste campo. A homenagem que hoje recebi, idealizadas pelos professores Arnaldo Leitão e Marcos So, e com mensagens carinhosas encaminhas por todas/os docentes do CeCAES e por professores/as participantes da formação continuada, me deixou muito feliz, e evidenciou que ensinei e aprendi, afetei e fui afetado. Muito obrigado.”
O terceiro momento da Aula Magna culminou na palestra intitulada de “Educação Física: educação, saúde e lazer”, a qual foi debatida a necessidade de não-dicotomização da Educação Física em biológico e social, bem como da necessidade de considera-la como área de intervenção educativa em todos seus âmbitos de atuação profissional, seja na saúde, no lazer, no esporte ou na Educação Física escolar. Nessa diversidade e dicotomias da Educação Física, o estudante Luis Felipe Alves Silva, estudante do 4º período vespertino, avalia que “a palestra do Mauro ‘amarrou’ as perspectivas” e, além disso, sugeriu que haja mais momentos de “interação entre as áreas do bacharelado e licenciatura com debates, possibilidades e produções”.
Na perspectiva dos coordenadores de curso, Priscila Nakamura e Marcos So, a realização da aula magna fortaleceu a comunidade local da Educação Física, tanto para a manutenção e a motivação do engajamento estudantil na rotina acadêmica, bem como na compreensão mais ampla da profissão. Tal entendimento também foi esboçado pelos estudantes, que destacaram a grandiosidade do evento e “poder ver como a educação física é importante para a educação, saúde e lazer das pessoas”, como destacou Lívia Alves.
Com imensa gratidão e admiração, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho agradece ao professor Doutor Mauro Betti por sua presença inspiradora e contribuição ímpar à comunidade acadêmica. A atuação do referido docente no projeto de formação continuada e pesquisa-ação não apenas enriqueceu o campo da Educação Física, como também fortaleceu os laços entre ensino superior e educação básica, promovendo uma vivência de integração e troca de saberes. A emoção expressa em sua fala reflete o impacto profundo que sua trajetória deixou em nossos docentes, estudantes e colaboradores. Que esse encontro siga reverberando como exemplo de compromisso, afeto e excelência na formação educacional.
TEXTO: Marcos Roberto So

Redes Sociais