IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho marca presença no 49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras
O lFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, marcou presença no 49o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, realizado entre os dias 28 e 31 de outubro, em Poços de Caldas (MG), por meio de estudantes ligados ao curso de Engenharia Agronômica, todos vinculados ao Setor de Cafeicultura desta instituição. O evento, um dos mais importantes da cafeicultura nacional, reuniu pesquisadores, técnicos, produtores e empresas ligadas ao setor de todo o País para compartilhar avanços científicos e tecnológicos.
Os alunos foram acompanhados pelo Pesquisador Dr. Wander Eustáquio de Bastos Andrade, cuja colaboração é fruto de parceria entre a PESAGRO-RIO e o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A incorporação do pesquisador ao Laboratório de Café visa reforçar o trabalho de pesquisa ali desenvolvido e alicerçado no grupo do GECAF e Empresa SOMA Jr, sendo a participação no congresso um dos desdobramentos desta iniciativa.
Nesta edição, o Congresso registrou um recorde de 460 trabalhos científicos, abrangendo as mais diversas áreas da cafeicultura. Desses, 145 foram selecionados para apresentações orais, incluindo três trabalhos do Campus Muzambinho, em nove trabalhos enviados no total, reforçando a relevância da pesquisa em café na Instituição. Os trabalhos enviados abordaram a área de fertilidade do solo, plantio de plantas de cobertura, aplicação de defensivos com o uso de adjuvantes a base de óleo mineral e qualidade de café.
Além do pesquisador Wander, os trabalhos publicados contaram com a orientação dos professores Dr. José Marcos Angélico de Mendonça, Dr. Gustavo Rabelo Botrel Miranda, Dra Anna Lygia de Rezende Maciel e dos colaboradores Clóvis de Piza, Extensionista da EMATER-MG, Muzambinho e Lucas de O. Ribeiro, da LR consultoria. O Pesquisador Wander também participou da programação técnica do evento.
TEXTO E FOTOS: GECAF - Grupo de estudos em Cafeicultura

Redes Sociais