XXII Congresso de Meio Ambiente aborda clima e ODS em Poços de Caldas
O IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho em parceria com a GSC Eventos Especiais promoveu o Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas – CNMA, ocorrido de 07 a 10 de outubro de 2025, no Palace Cassino.
O evento em sua 22ª Edição teve como temática “Sociedade em Risco: o imprevisível é o novo normal”, destacando as ações locais sustentáveis e a mobilização social no engajamento para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), rumo a Agenda 2030.
As discussões científicas, as mesas técnicas, oficinas e minicursos foram realizadas de maneira articulada e crítica na definição de estratégias ambientais, econômicas e sociais que contemplam a sustentabilidade do planeta. O espaço reuniu aproximadamente 600 participantes em sua abertura oficial, registrando a presença de representantes da organização do evento, autoridades institucionais, municipais e pesquisadores. Além de manifestações culturais de músicas locais e regionais para abrilhantar a solenidade.
De acordo com o Presidente do Congresso, Prof. Claudiomir Silva Santos “ A comunidade e a ciência precisam caminhar lado a lado, pois é através de momentos como esse que os diálogos entre conhecimento e prática se encontram e oportunizam as ações propostas. Bem como, é quando o IFSULDEMINAS mostra a relevância da educação, pesquisa, extensão e inovação”.
A programação contou com mais de 400 inscritos em nível nacional e internacional (Equador, Cuba, Portugal e Moçambique), 39 palestrantes das diversas área interdisciplinar de Ciências Ambientais, 300 trabalhos apresentados e 10 minicursos.
Além de momentos para a socialização da pesquisa e aproximação das intervenções sociais desenvolvidas por diversas instituições de ensino foram oportunizadas visitas técnicas ao Parque Ambiental da ALCOA, bem como distribuição de mudas frutíferas, ornamentais e nativas produzidas pelo IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho através do Grupo de Estudos de Compostagem Animal e Vegetal - GECAV.
Na ocasião, como forma de ampliar os impactos sociais na perspectiva ambiental e para a inclusão, foi promovido conjuntamente ao Congresso, o I Simpósio Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Sociedade, Meio Ambiente, Desenvolvimento, com a participação de intérpretes de libras. “Para nós é motivo de grande orgulho se debruçar sobre a sociedade e ser um elo de aproximação entre a academia e a comunidade, destacando o papel da pesquisa e ao mesmo tempo a importância cidadã de cada indivíduo, estabelecendo uma relação de saúde única para o planeta”, destacou o Diretor do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho, Prof. Renato Aparecido de Souza.
Caracterizar o papel social, aprimorar a participação democrática das comunidades e instrumentalizar nossos futuros pesquisadores sobre os rumos que desejamos para um planeta mais sustentável e desenvolvido ambientalmente é a chave para as cidades inteligentes, e, portanto, a nossa missão uns para com os outros e com o todo.
TEXTO E IMAGENS: Fabricio dos Santos Rita e GSC Eventos

Redes Sociais