Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cerimônia de entrega dos certificados do Projeto Partiu IF
Início do conteúdo da página

Cerimônia de entrega dos certificados do Projeto Partiu IF

Publicado: Sexta, 28 de Novembro de 2025, 12h24 | Última atualização em Sexta, 28 de Novembro de 2025, 14h33

WhatsApp Image 2025 11 28 at 08.08.16 100O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou nesta quinta-feira, dia 27/11, a solenidade de entrega dos certificados de participação do Projeto Partiu IF.

O evento reuniu estudantes do 9º ano da rede pública, familiares, professores, gestores e convidados, celebrando o encerramento de mais uma edição da iniciativa que busca ampliar o acesso de jovens ao Ensino Médio Integrado ofertado pelo IFSULDEMINAS. A ação é destinada a estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas e que se encontram em situação de vulnerabilidade, incluindo alunos negros, quilombolas, indígenas, com deficiência ou renda per capita de até um salário-mínimo.

Na solenidade, a mesa de honra foi composta pelo diretor-geral do Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza; pela diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; pelo diretor de Ensino, professor Hugo Baldan Júnior; e pelos docentes Otávio Luciano Camargo Sales de Magalhães e Jonas Bento de Godói.

Durante a cerimônia, as autoridades destacaram o compromisso institucional com a formação integral dos estudantes e com o fortalecimento de políticas públicas de inclusão. A iniciativa, Coordenada pelo docente Marcos Roberto Candido, prepara estudantes da rede pública para o processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS, ampliando horizontes e contribuindo para a redução das desigualdades educacionais.

WhatsApp Image 2025 11 28 at 07.59.33 42Durante seu discurso, o Diretor-geral, Renato Aparecido de Souza, destacou a emoção de acompanhar a conclusão de mais um ciclo formativo dos estudantes. “Observar a felicidade dos estudantes ao encerrar essa etapa é profundamente significativo”, afirmou, relacionando sua fala à própria trajetória familiar ligada ao campus, já que seus avós trabalharam na instituição há mais de 70 anos. Renato reforçou ainda a importância do apoio das famílias e do aprendizado contínuo: “Mesmo um eventual insucesso não deve desmotivar. O conhecimento é a principal riqueza do ser humano e abre janelas no futuro”.

O diretor ressaltou também o papel do campus na idealização e expansão de projetos preparatórios que inspiraram o Partiu IF, hoje política nacional. Ele relembrou que iniciativas embrionárias desenvolvidas no IFSULDEMINAS serviram de base para o programa atual, que hoje beneficia estudantes em todo o país.

Já o diretor de Ensino, Hugo Baldan, destacou o significado da conquista dos estudantes ao concluírem o projeto. Ele lembrou que esta é “a primeira vitória”, ressaltando que a próxima etapa será o processo seletivo do dia 7. “A gente torce muito para que vocês ingressem conosco e aproveitem ativamente as nossas oportunidades”. Hugo reforçou ainda o caráter social da iniciativa: “O Partiu IF oportuniza a entrada de estudantes da escola pública em uma instituição pública e gratuita, da potência que é o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho”.

A Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, enfatizou a relevância do contato dos estudantes com o universo do Instituto Federal, destacando que muitos ainda desconhecem a oferta gratuita e ampla da instituição. Ela ressaltou as múltiplas oportunidades que o campus proporciona, como participação em eventos, empresas juniores, projetos de pesquisa e extensão, bolsas, atividades artísticas, esportivas e culturais, além de políticas de assistência estudantil. “Fico muito feliz que vocês hoje conheçam um pouco mais do Instituto Federal. Levem essa informação para outras pessoas, pois o acesso ao conhecimento transforma”.

WhatsApp Image 2025 11 28 at 07.59.33 38Aracele ainda destacou a atuação do Coordenador da iniciativa, Marcos Roberto Cândido. Antes mesmo de o Partiu IF se transformar em um programa de alcance nacional, o Campus Muzambinho já contava com a dedicação do professor e seu empenho foi essencial para estruturar a equipe, acompanhar as ações pedagógicas e fortalecer o vínculo com as escolas da região.

O evento também prestou homenagens aos profissionais envolvidos na execução do projeto. Foram reconhecidos os professores instrutores Otávio Luciano, Karina e Jonas Godói; a pedagoga Aparecida; e os monitores Rafaela, Rafael e Kelemerson, todos fundamentais para o andamento das atividades. A atuação comprometida da equipe não apenas garantiu a qualidade das atividades locais, mas também contribuiu diretamente para que o modelo desenvolvido na instituição fosse tomado como referência e, posteriormente, ampliado pelo Ministério da Educação para todo o Brasil.

Pioneirismo Institucional

Um dos pontos mais marcantes da cerimônia foi o reconhecimento de que a iniciativa que hoje dá origem ao Partiu IF nasceu, em grande parte, de discussões e experiências desenvolvidas aqui. A experiência vivenciada na instituição, que já identificava as dificuldades enfrentadas por estudantes da rede pública para acessar o Ensino Médio Integrado, tornou-se referência para a criação de uma política pública nacional a partir de um diálogo entre representantes do IFSULDEMINAS com Zara Figueiredo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão - SECADI.

Mesmo em 2025, muitos jovens ainda encontram obstáculos que parecem intransponíveis para ingressar no campus. Por isso, iniciativas locais de preparação e acolhimento, contribuíram diretamente para o desenho do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades, o Partiu IF, instituído pelo Ministério da Educação em 2024.

Segundo a SECADI, o MEC pretende atender, até 2027, cerca de 78 mil estudantes por meio do programa, sendo 25 mil apenas no ciclo 2024–2025. No mesmo período, o IFSULDEMINAS ofertou 360 vagas distribuídas entre seus nove campi.

Gratuito e inclusivo, o Partiu IF fortalece o desempenho dos estudantes nos processos seletivos, promove empoderamento e amplia significativamente as chances de ingresso em igualdade de condições, impacto que já se podia observar em Muzambinho antes mesmo do programa ganhar escala nacional.

TEXTO E IMAGENS: Tatiana de Carvalho Duarte

registrado em:
Fim do conteúdo da página