Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho terá programa de Residência do MEC em Medicina Veterinária
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho terá programa de Residência do MEC em Medicina Veterinária

Publicado: Sexta, 19 de Dezembro de 2025, 15h58 | Última atualização em Sexta, 19 de Dezembro de 2025, 15h58

WhatsApp Image 2025 12 19 at 15.33.04Nesta quinta-feira, 18, o Campus Muzambinho recebeu a autorização do Ministério da Educação para a implementação do Programa de Residência na área da Saúde, contemplando sete áreas do curso de Medicina Veterinária. A conquista abre caminho para que outros cursos tenham seus próprios programas de residência, e existe previsão de que os primeiros residentes da veterinária cheguem já em 2027, com bolsas ofertadas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a docente Suellen Gonzalez Belo Clemente, integrante da equipe que pleiteou a autorização junto ao MEC, o processo de validação é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos, bem antes da visita dos avaliadores ao Campus Muzambinho.

 Ela nos conta que os trabalhos encontraram amplo respaldo na estrutura consolidada da Fazenda-Escola, no Hospital Veterinário e nos próprios cursos ligados à Medicina Veterinária, incluindo as modalidades de graduação e pós-graduação.

Essa estrutura foi posteriormente avaliada pelo Ministério da Educação, culminando na autorização, em dezembro, para a implementação do programa de residência médica nas áreas de (1) Reprodução Animal; (2) Anestesiologia Veterinária; (3) Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária; (4) Patologia Animal; (5) Cirurgia de Pequenos Animais; (6) Clínica Médica de Pequenos Animais e (7) Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais.

De acordo com a professora Suellen, o ano de 2026 será dedicado à preparação do programa em si, consolidação da equipe e também dos espaços físicos, com expectativa de ampliação do Hospital Veterinário e estruturação do Laboratório de Reprodução Animal.

Ao todo, o programa ofertará vagas para as sete áreas contempladas, e terá carga horária de 5.760 horas, totalizando dois anos de duração. O primeiro processo seletivo deverá acontecer no primeiro semestre de 2027.

Suellen crê que o Programa de Residência venha para fortalecer a missão do Instituto em ofertar uma formação prática e especializada, integrando ensino, pesquisa e extensão, além de qualificar os estudantes e ampliar sua inserção no mercado.

“O Programa de Residência do MEC em sete áreas da Medicina Veterinária contribui de maneira decisiva para a consolidação acadêmica do IFSULDEMINAS e para a formação qualificada dos seus estudantes, ao promover uma formação prática, integrada e de alta complexidade, alinhada às demandas contemporâneas da profissão veterinária e às necessidades da sociedade” - concluiu. 

Para o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, a autorização do Programa de Residência é motivo de celebração, fruto de um trabalho conjunto, com destaque para a atuação da equipe da Medicina Veterinária.

"A oferta de residências multiprofissionais na área da saúde compõe um programa de pós-graduação lato-sensu com acesso a bolsas do Ministério da Saúde, e essa conquista pavimenta o caminho para iniciativas similares em outros cursos do nosso Campus. Essa autorização é resultado de um trabalho realizado ao longo de anos, e engloba ações como o investimento próprio nos Programas de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária,  que consolidaram nossa maturidade institucional e contribuíram para a qualificação e credenciamento que comemoramos hoje” - concluiu o Diretor. 

 

Texto: Cláudio Vieira da Silva (ASCOM)
Fotos: Cedidas pela equipe

registrado em:
Fim do conteúdo da página