Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho promove Curso FIC para estudantes da rede estadual
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho promove Curso FIC para estudantes da rede estadual

Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2026, 15h35 | Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2026, 09h58

IFSULDEMINAS Campus Muzambinho promove Curso FIC de Montagem e Manutenção de Computadores para estudantes da rede estadual


Nos dias 10 e 17 de junho, os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida participaram, no Laboratório de Hardware do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Montagem e Manutenção Básica de Computadores.

A iniciativa foi desenvolvida pelo professor Ricardo Marques da Costa, docente da disciplina de Montagem e Manutenção de Computadores do IFSULDEMINAS, em parceria com o professor Marcelo Fassbinder, coordenador do Curso Técnico em Informática da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida. O objetivo da ação foi proporcionar aos estudantes uma experiência prática dos conteúdos abordados em sala de aula, aproximando-os das atividades da área de informática e incentivando a continuidade de sua formação acadêmica e profissional.

Durante o curso, foram trabalhados conceitos fundamentais relacionados à montagem, manutenção e configuração de computadores. No laboratório, os participantes foram organizados em grupos e tiveram a oportunidade de realizar atividades práticas de desmontagem e montagem de computadores, além de aprender técnicas para identificar e corrigir problemas básicos e recorrentes em equipamentos de informática.

Os estudantes também participaram de atividades de crimpagem e testes de cabos de rede, bem como da configuração de uma rede básica de computadores por meio do simulador Cisco Packet Tracer, ampliando seus conhecimentos sobre infraestrutura de redes e suporte técnico.

A realização do curso contou ainda com o apoio do professor Felipe Matos, docente da disciplina de Montagem e Manutenção de Computadores da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, e da professora de apoio Mônica Cristina Bóccoli, que contribuíram para a organização e o desenvolvimento das atividades.

O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) representa uma importante ação extensionista promovida pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Por meio dessas iniciativas, a instituição fortalece sua aproximação com a comunidade local, amplia o acesso ao conhecimento técnico e científico e incentiva os jovens a buscarem qualificação profissional e novas oportunidades de formação.

Ao final das atividades, o professor Ricardo Marques da Costa agradeceu a participação dos estudantes e o apoio dos professores Marcelo Fassbinder, Felipe Matos e Mônica Cristina Bóccoli, destacando a importância da parceria entre as instituições para a formação e o desenvolvimento dos jovens.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página