Página inicial > PAS - Programa de Acolhimento ao Servidor > Recepção da professora substituta Ivonete Cristina Silva Campos

Recepção da professora substituta Ivonete Cristina Silva Campos

Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 15h49 | Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 15h49

foto da IvyIvonete Cristina Silva Campos, é natural da cidade do Rio de Janeiro - RJ e atualmente reside na cidade de Poços de Caldas - MG.

Professora Ivy Campos, como é mais conhecida, formou-se na Educação Básica em Escolas Públicas da cidade do Rio de Janeiro, nos bairros suburbanos de Vista Alegre e Penha. Tornou-se professora em 1978, ao concluir o 2º grau no antigo Ensino Normal, dedicando-se ao trabalho nas escolas de Jardim de Infância, ao mesmo tempo, iniciava as especializações em Educação Infantil e Alfabetização na Escola Normal Heitor Lira.

Nas Instituições de Ensino Superior, a Licenciatura em Estudos Sociais, atraíam aqueles que queriam trabalhar com os alunos maiores e em 1986, concluiu a graduação, reiniciando o magistério com aulas de Moral e Cívica e OSPB pela Universidade Veiga de Almeida, como também História e Geografia. Mas, foi na UERJ que ampliou a carreira efetiva no exercício do Magistério, graduando-se em História nas modalidades de Licenciatura e Bacharel, concorrendo em diversos concursos públicos na cidade do Rio de Janeiro.

Trabalhou por muitos anos nas escolas públicas situadas dentro das comunidades populares e carentes do Estado do Rio de Janeiro (Complexo da Maré e Rocinha), com os anos iniciais de escolaridade. Com seu fascínio pelas Histórias por onde passou, realizou os estudos no Mestrado em 2000 (USS) na temática: História Social em uma cidade do Vale do Paraíba Fluminense, chamada Vassouras, que no passado foi uma importante província cafeeira. Em 2006, iniciou no Ensino Superior nos cursos de Licenciaturas (Letras, Matemática, História e Pedagogia), ministrando disciplinas ligadas à Educação e com especializações em História Contemporânea (UFF), História da África (ainda finalizando) e Gestão em EAD (UFF).

Ao se aposentar no Rio de Janeiro como professora de História, seu destino foi Poços de Caldas, mas não a descando, e sim à trabalho, como professora do Ensino Médio com aulas de Sociologia e Geografia. Já instalada no Sul de Minas, a busca por conhecimentos, trouxe até o IFSULDEMINAS, onde ingressou como aluna da Pedagogia, mas o desejo mesmo era de um dia poder trabalhar em uma Instituição mineira de referência e excelência.

A oportunidade de trabalhar no IFSULDEMINAS surgiu com o processo seletivo para professor substituto de História e aqui está, feliz em poder participar ao contribuir com a vida dos estudantes através da Educação.

Texto: Ivonete Cristina Silva Campos, com adaptações de Dorival Alves Neto
Professora Substituta contratada em 01/03/2021