Recepção do professor substituto Gustavo de Lima Falqueiro
No ensino básico fui aluno bolsista em uma escola privada na cidade de Cotia/SP. Realizei o bacharelado em Fotografia pela Faculdade Senac/SP (2006) e fiz o bacharelado e a licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009). Desde então, venho buscando relacionar fotografia e filosofia. Fiz o mestrado pelo Instituto de Estudos Brasileiros/USP (2020), onde me aproximei dos trabalhos sobre óptica do matemático árabe medieval Ibn al-Haytham. Atualmente realizo o doutoramento pela Faculdade de Educação da USP, na intenção de relacionar a metodologia científica presente na obra de Ibn Al-Haytham com o ensino de fotografia pelo viés da câmera escura.
Desde 2003 atuo como professor de filosofia em escolas públicas e privadas. Fui professor efetivo por mais de 10 anos na Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, atuando no ensino médio e EJA. A partir de 2009 atuo como educador de fotografia em projetos culturais, com a intenção de problematizar a visão e a visualidade pela fotografia, com passagens pelo Museu da Imagem e do Som/SP, Instituto Tomie Ohtake, Lab_Arte/USP, entre outros. Sou fotógrafo Lambe-lambe desde 2010 e exerço o ofício com uma câmera laboratório original de 1940, reconhecendo que esta técnica é patrimônio imaterial e que esse fazer se aprende a partir da escuta e da aprendizagem com os mestres. Faço parte do coletivo Corpo Vivo Posithivo, projeto de fotografia que propõe uma discussão sobre IST's e HIV pela intersecção entre sexualidade e corpo político.
Ingressei como professor substituto no IF campus Muzambinho com a vontade de atuar em uma instituição pública e de qualidade, onde busco contribuir com a formação crítica dos estudantes.
Texto: Gustavo de Lima Falqueiro
Redes Sociais