Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa Qualidade de Vida > Programa Educativo “Qualidade de Vida: Ecologia, Saúde e Meio Ambiente”
Início do conteúdo da página

Programa Educativo “Qualidade de Vida: Ecologia, Saúde e Meio Ambiente”

Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 18h53 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 22h21

Pausa para Sustentabilidade discute ações voltadas para Prevenção de Acidentes Ambientais

O quadro do programa Qualidade de Vida: Ecologia, Saúde e Meio Ambiente tem como convidada Maria Teresa Mariano, Geográfa e docente da Pontifícia Universidade Católica de Poços de Caldas.

 

 

 

Como membro representante do Comitê De bacias Hidrográficas Mogi/Pardo, atua ativamente nas ações de mitigação e preservação dos recursos hídricos na região.
No episódio são discutidas as questões ecológicas, sociais e econômicas que estão intimamente relacionadas a implantação de barragens de rejeitos de mineração nos Municípios brasileiros, com ênfase no Estado de Minas Gerais.

Brumadinho contabiliza até o momento 203 mortes, onde 105 pessoas ainda continuam desaparecidas, além de restrição de consumo de água e aos domicílios dos proprietários envolvidos nesta tragédia.

As questões ambientais são importantes para a pauta sustentável pois envolvem a reflexão sobre a vida aquática dos recursos hídricos atingidos pela lama, o solo degradado e a saúde da população que vive no entorno dos municípios mineiros atingidos.

O objetivo do encontro foi no intuito de esclarecer a necessidade de intervenções constantes no monitoramento de barragens, principalmente na metodologia a montante, e estabelecer métodos de segurança para garantir a preservação da vida das pessoas em caso de rompimentos.

São descritas ações voltadas para a educação ambiental e sobre o papel da sociedade em relação a manutenção da qualidade de vida na terra e seus valores filosóficos sobre a harmonia entre o consumo racional, o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente equilibrado.

Texto: Fabrício Santos.
Publicação e Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Fim do conteúdo da página