Página inicial > Setores > Estágios > Estágio obrigatório - cursos EAD

Estágio obrigatório - cursos EAD

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 16h22 | Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2023, 15h05

Preencha todos os campos. Caso encontre alguma dificuldade, entre em contato pelo telefone 35 3571-5078 ou estagio.ead@muz.ifsuldeminas.edu.br
Plano de Estágio - Curso Técnico em Cafeicultura EaD
Plano de Estágio - Curso Pedagogia EaD

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

PARA INICIAR O ESTÁGIO:
Os alunos deverão estar assegurados contra acidentes pessoais. O seguro do estágio obrigatório é garantido pelo Campus Muzambinho.

PRIMEIRO PASSO: CONSEGUIR UMA CONCEDENTE.
O aluno deverá procurar uma concedente em que tenha interesse de realizar seu estágio.
OBSERVAÇÃO: Segundo a Lei no 11.788/2008, podem oferecer estágio (ser concedente):
1) As pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (isto é, possuem CNPJ);
2) Os profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional.

SEGUNDO PASSO: PROFESSOR ORIENTADOR.
A assinatura do professor Orientador estará no termo de compromisso aberto pelo estudante no ato de inicio do seu estágio obrigatório.
O Professor Orientador acompanhará o aluno durante todo o estágio, orientando-o no que for necessário, tirando-lhe dúvidas, inclusive na elaboração do Relatório Final de Estágio que será avaliado pelo mesmo. Professor Orientador do curso Técnico em Cafeicultura EaD: jose.araujo@muz.ifsuldeminas.edu.br  Professor Orientador do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD: sueli.machado@muz.ifsuldeminas.edu.br

TERCEIRO PASSO: ELABORAR O PLANO DE ESTÁGIO.
Conforme previsto no parágrafo único do art. 7o da Lei no 11.788/2008, o plano de atividades do estagiário deve ser elaborado em acordo com o educando, a concedente do estágio e a instituição de ensino.
O aluno deverá preencher o Formulário Plano de Estágio On-line com seus dados e da Concedente.
OBSERVAÇÃO:
1) O aluno deverá preencher o Formulário Plano de Estágio On-line, antes de iniciar o estágio, pois setor de estágio não emite Termo de Compromisso de Estágio com data retroativa.
2) O estágio obrigatório somente poderá ser realizado se o Professor Orientador estiver de acordo com o plano de estágio proposto.

QUARTO PASSO: ELABORAÇÃO DO TCE
Após o preenchimento do Formulário Plano de Estágio on-line o setor de estágio ficará responsável por emitir o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e encaminhar junto ao Relatório de Estágio para o e-mail que o aluno cadastrou no formulário. Assim que o aluno receber a documentação, deverá preencher e assinar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) em 03 vias. Em seguida, deve colher a assinatura do responsável pela assinatura do TCE na Concedente, após, guardará uma via para si e entregará uma via na Coordenação do Curso e outra via para a Empresa Concedente.

Dúvidas no preenchimento do TCE podem ser sanadas pessoalmente, por e-mail ou por telefone: estagio.ead@muz.ifsuldeminas.edu.br fone: 35 - 3571 5128
IMPORTANTE: Nenhum aluno poderá iniciar o estágio sem a celebração do Termo de Compromisso de Estágio. Caso inicie, por conta própria, NÃO TERÁ NENHUMA VALIDADE para o Campus Muzambinho, incorrendo ainda em possíveis sanções trabalhistas para si e para a Concedente.

QUINTO PASSO: ELABORAR O RELATÓRIO DE ESTÁGIO
O aluno deverá elaborar todas as folhas do Relatório de Estágio junto com o Supervisor e ambos deverão assinar nos locais indicados para cada. O aluno deverá entregar o Relatório de Estágio, após o término do estágio, na Coordenação do seu Curso, para que o Professor Orientador faça a avaliação.

SEXTO PASSO: ANALISAR DOCUMENTAÇÃO ENTREGUE
A Coordenação do Curso realizará a conferência final de toda a documentação e, estando tudo certo, fará o lançamento no sistema. Após, encaminhará a documentação para  setor de estágio realizar o arquivamento e encaminhará à Secretaria Escolar  os recibo de conclusão de estágio para que sejam reaslizados os procedimentos de Colação de Grau. Caso falte algum documento, o aluno será avisado para providenciá-lo.

OBSERVAÇÃO:
Nenhum aluno colará grau sem antes entregar corretamente toda a documentação de estágio descrita acima.

registrado em: