Página inicial > Setores > Estágios > Estágios SUAP

Estágios SUAP

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 16h45 | Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2023, 15h10

Preencha todos os campos. Caso encontre alguma dificuldade, entre em contato pelo telefone (35)3571-5078 ou pelo e-mail estagios@muz.ifsuldeminas.edu.br

Formulários:

Formulário de Estágio Obrigatório - Cursos Presenciais

Formulário de Estágio Obrigatório - Educação Física (Bacharelado e Licenciatura)

Formulário de Estágio Obrigatório - Curso Licenciatura em Ciências Biológicas

Passo a passo para a realização do estágio no Suap:

Os alunos deverão estar segurados contra acidentes pessoais. O seguro do estágio obrigatório é garantido pela Reitoria, já o seguro para o estágio não obrigatório deverá ser providenciado pela Concedente do estágio, conforme legislação vigente.

1- Buscar uma empresa para a realização do estágio. Para facilitar sua busca, no site da reitoria e no site Campus Muzambinho estão disponíveis listas de empresas conveniadas (Reitoria Empresas Conveniadas), mas é possível fazer estágio em empresas não conveniadas.

OBSERVAÇÃO: Segundo a Lei no 11.788/2008, podem oferecer estágio (ser concedente):

As pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (isto é, possuem CNPJ);
Os profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional.

2- Convidar um professor do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho para ser seu orientador de estágio. É necessário que seja um professor da área técnica relacionada ao seu curso, mas não necessariamente precisa estar dando aulas para o discente no momento do estágio. O Professor Orientador acompanhará o aluno durante todo o estágio, orientando-o no que for necessário, tirando-lhe dúvidas, inclusive na elaboração do Relatório Final de Estágio que será avaliado pelo mesmo.

3- Preencher o formulário online Formulário de Estágio Obrigatório. A solicitação de estágio deve ser realizada com antecedência mínima de 10 dias úteis, para tempo hábil da emissão do termo de compromisso e envio dos documentos ao discente;

4- O setor responsável fará o registro do estágio no sistema Suap de acordo com as informações preenchidas no Formulário de Estágio Obrigatório, para acompanhamento. Qualquer alteração necessária no Termo de Compromisso ou necessidade de rescisão, deverá ser comunicada ao setor de Estágios pelo e-mail: estagios@muz.ifsuldeminas.edu.br;

5- O termo de compromisso pode ter a vigência máxima de 6 meses. Caso seja necessário que o mesmo seja prorrogado, o discente deverá entrar em contato ANTES DO VENCIMENTO para que o setor de Estágios possa gerar um Aditivo do termo de compromisso.

6- Assim que o aluno receber a documentação, deverá assinar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) em 03 vias. Em seguida, deve colher a assinatura do responsável pelo TCE na Concedente, após, guardará uma via para si e entregará uma via na Empresa Concedente e após a conclusão do estágio, a terceira via deverá ser enviada para o e-mail estagios@muz.ifsuldeminas.edu.br em formato PDF único, juntamente com o relatório de estágio. Após a conferência o setor de estágios encaminhará à Secretaria Escolar o recibo de  conclusão de estágio para que sejam realizados os procedimentos de Colação de Grau. Caso falte algum documento, o aluno será avisado para providenciá-lo.

Nenhum aluno poderá iniciar o estágio sem a celebração do Termo de Compromisso. Caso inicie, por conta própria, NÃO TERÁ NENHUMA VALIDADE para o Campus Muzambinho, incorrendo ainda em possíveis sanções trabalhistas para si e para a Concedente.

OBSERVAÇÃO:

Nenhum aluno colará grau sem antes entregar corretamente toda a documentação de estágio descrita acima.

MANUAL DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

registrado em: