Página inicial > Vestibular e Processo Seletivo > IFSULDEMINAS abre mais de 5 mil vagas em cursos de Educação a Distância. Inscrições até 26/01

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 10h12 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 14h42

São onze cursos técnicos subsequentes gratuitos, com duração de 1 até 2 anos.

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) está com as inscrições abertas para onze cursos técnicos subsequentes, todos online, gratuitos e com duração de 1 até 2 anos! São 5.670 vagas ofertadas pelos campi da instituição, em parceria com polos de apoio presencial, localizados em 55 cidades dos estados de Minas Gerais e de São Paulo. O edital que regulamenta a seleção é o 251/2023.

As oportunidades são para os cursos técnicos subsequentes em Administração, Informática, Fruticultura, Manutenção e Suporte em Informática, Vendas, Cafeicultura, Logística, Serviços Públicos, Qualidade e Segurança do Trabalho. Todos possuem 20% de sua carga horária executados de modo presencial, com a obrigatoriedade de comparecimento do estudante nos encontros presenciais realizados no polo no qual se inscreveu. A única exceção é o curso técnico subsequente em Vigilância de Saúde, que exige o cumprimento de 50% da carga horária do curso de forma presencial, no polo. Confira abaixo o quadro de vagas, por campus/polo.

Inscrição

Para ingressar nos cursos técnicos subsequentes, é obrigatório ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.

Tendo cumprido este requisito, basta se inscrever no período de 08 de dezembro de 2023 a 26 de janeiro de 2024 por meio deste link, que direciona para a plataforma gov.br, na qual o candidato deverá se cadastrar para participar deste e de qualquer outro processo seletivo do IFSULDEMINAS.

Para quem necessitar, os campi do Instituto e os polos de apoio presencial disponibilizarão computadores para realizar a inscrição. Há necessidade de entrar em contato com a Copese do campus ou com o polo de apoio para agendar o atendimento. Os contatos estão nas páginas iniciais do edital.

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher, obrigatoriamente, o campus no qual será matriculado, o polo onde irá comparecer aos encontros presenciais e o curso que deseja realizar, de acordo com os Quadros 1 a 6 do edital.

Durante a inscrição, deve ser indicado também o tipo de concorrência escolhido: Ampla Concorrência (45% das vagas), uma das oito Ações Afirmativas (50%) ou vagas reservadas para Pessoas com Deficiência - PcD Geral (5%).

Ações Afirmativas

Poderão concorrer às vagas destinadas às Ações Afirmativas os candidatos que tenham:

- cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas;

- cursado o Ensino Fundamental em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA);

- obtido certificado de conclusão do Ensino Fundamental com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência, ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Não poderão concorrer às vagas reservadas às ações afirmativas estudantes que tenham cursado o Ensino Fundamental integralmente, ou em parte, em escolas particulares, ainda que beneficiados com bolsa de estudos.

Para ocupar qualquer uma das vagas reservadas (Ações Afirmativas e PcD Geral), o candidato precisará comprovar que atende aos requisitos obrigatórios de cada uma das modalidades de ação afirmativa, como: escolaridade, renda e deficiência. Essa comprovação deverá ser feita no momento da matrícula por meio da apresentação de documentação específica. Além disso, os candidatos autodeclarados negros ou pardos serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar.

Se tiver alguma dúvida sobre as vagas reservadas, assista aos vídeos produzidos pelo IFSULDEMINAS sobre as diferentes modalidades de Ações Afirmativas e/ou responda este quiz/questionário online.

Seleção

A seleção dos candidatos será realizada por meio de sorteio eletrônico, em 31 de janeiro de 2024. A matrícula dos classificados deverá ser feita pela plataforma gov.br, a partir de 23 de fevereiro de 2024. Para realizá-la, o estudante precisará fazer upload de toda a documentação exigida no edital (item 12). Para quem necessitar, os campi do Instituto e os polos de apoio presencial disponibilizarão computadores para solicitar a matrícula.

A data de início das aulas, no primeiro semestre de 2024, será divulgada posteriormente no portal do campus no qual o estudante estará matriculado.

Texto: Renata Silveira
Data:08/12/2023