Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CEAM > CEAM - Artigos > Histórico da água na Instituição
Início do conteúdo da página

Histórico da água na Instituição

Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2019, 10h31 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2019, 11h55

Toda água usada para consumo humano e dessedentação de animais era proveniente de vários poços artesianos.

Com o crescimento da instituição, tanto em espaço físico quanto em número de discentes, e, consequentemente, o aumento do consumo os poços existentes não suportaram mais as demandas.

Diante disso, a direção começou a procurar água através de vários pontos de perfuração, mas todos sem sucesso. Alguns chegavam a grandes profundidades e não encontravam o lençol freático e outros chegavam em pedras que não conseguiram ultrapassá-las.

Em 1997, o diretor-geral professor Ivan de Freitas dispensa os discentes para que os mesmos não fossem prejudicados pela fala de água. Neste momento, com o suporte técnico de uma empresa de Betim – MG que, após diagnósticos e análises de todos os recursos d’águas determinaram que a melhor opção seria à captação superficial da água do atual açude de captação, no entanto para tal, necessitaria de construir uma Estação de Tratamento de Água - ETA, para torná-la potável. Então, com o suporte Técnico da empresa idealizaram o projeto da atual Estação de Tratamento de Água (ETA). Paralelamente com a construção da ETA, em 1998, realizou-se a limpeza e o desassoreamento do açude onde seria a captação de água, o qual vem atendendo as demandas até os dias atuais.

Fim do conteúdo da página