Página inicial > Eventos > Curso de pedagogia realiza evento de recepção para novos alunos

Curso de pedagogia realiza evento de recepção para novos alunos

Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 09h39 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 13h43

DSC 1110Foi realizada neste sábado, dia 29 de fevereiro, a aula inaugural do curso de pedagogia EaD do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

O evento contou com mais de 200 participantes que foram informados sobre detalhes do curso como calendário acadêmico, matriz curricular, corpo docente, logística das aulas, além de aspectos da infraestrutura do Campus que estará à disposição dos alunos para aprimoramento do aprendizado teórico e prático.

O tema "a arte da narrativa: entre a contação de histórias e a leitura literária" foi abordado na palestra de abertura ministrada pela Drª Ilsa Vieira Goulart.

Os novos alunos foram recebidos pelos diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, pelo Coordenador Geral de Ensino, Prof. Hugo Baldan Junior, e pelo Coordenador do CEaD, Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, com um café de boas-vindas.

Além das devidas apresentações da direção e dos professores, a aula inaugural proporcionou momentos de interação entre os alunos. Esses momentos de interação são parte importante do curso e ocorrerão durante os quatro anos de estudo dos alunos. Segundo a ingressante, Ana Flávia Lima Oliveira, esse evento foi "de extrema importância para nós, alunos, entendermos sobre o andamento do curso, conhecermos os professores e os colegas. Foi um momento de muito aprendizado e de estabelecer metas pessoais". Ainda segundo Ana Flávia, suas expectativas em relação ao curso são altas já que ela pretende "abrir novos horizontes profissionais. Creio que será um período enriquecedor, cheio de boas novas e muita aprendizagem".

Adriana de Fátima Morais, que já é aluna do curso e recentemente foi aprovada na segunda colocação em um concurso público, também vê a realização de encontros presenciais como essenciais para seu sucesso, pois possibilitaram maior troca de ideias, conhecimentos e informações entre alunos e docentes.

Na ocasião os alunos também assinaram o termo de matrícula e foram apresentados ao sistema online no qual serão disponibilizadas as aulas do curso. A orientação sobre a forma de uso do sistema foi dada pela professora do curso Cristiane Fortes Gris Baldan. No sistema ainda ficarão disponíveis os detalhamentos semanais de cada disciplina, apresentados pela professora como "raio X das matérias".

Na quadra poliesportiva também foram expostos alguns dos recursos que os alunos poderão utilizar durante o curso, como os brinquedos da brinquedoteca (Laboratório didático de formação específica, no qual os educandos podem pensar, discutir, analisar e investigar o valor do brinquedo, dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança); e foram dados detalhes do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE, que tem como objetivo promover a integração entre os cursos graduação/Licenciatura e a articulação com os projetos PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Novos Talentos.

Dentre as demais atividades ofertadas aos participantes, ainda ocorrerão uma mostra pedagógica e o lançamento do livro "Vai comer o quê", da autora Gi dos Santos Damasceno, aluna do 5º período do curso. Todos os participantes receberam um bloco de anotações feito pelos tutores do curso com materiais recicláveis.

Confira outras notícias sobre o evento:

Discente do curso de Pedagogia lança segunda obra literária infantil

II Mostra de Educação, Ensino e Práticas Pedagógicas conta com exposição de 30 trabalhos

Confira as fotos:

registrado em: ,