Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pós-graduação é criada a partir de Mostra Pedagógica
Início do conteúdo da página

Pós-graduação é criada a partir de Mostra Pedagógica

Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 14h30 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 13h46

DSC 0167O Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS foi desenvolvido a partir da I Mostra de Educação, Ensino e Práticas Pedagógicas do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Muzambinho. Anualmente o curso desenvolve uma exposição com os trabalhos da disciplina de Prática como Componente Curricular desenvolvidos pelos discentes dos polos de Muzambinho, Machado e Inconfidentes.

Durante o evento, o Diretor de Educação a Distância, Evandro Moreira da Silva, destacou que a I Mostra, realizada em 2019, serviu como inspiração para que a Diretoria de EaD desse direcionamentos ao Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação.

A instituição oferta o curso a todos os seus docentes efetivos que necessitem de tal formação, além de disponibilizar vagas ao público externo. “Como é sabido pela nossa comunidade docente, todo professor da rede de educação profissional e tecnológica deverá apresentar, até o final de 2020, um certificado de formação pedagógica que o habilite para tal trabalho docente.”, explica Evandro.

Em razão da exigência, o Instituto Federal do Sul de Minas, por meio da Diretoria de Educação a Distância, criou, no final de 2019, o Programa de Apoio à Formação Docente, com a oferta de uma pós-graduação lato sensu, que, pelas regras da Resolução CEB/CNE 06/2012, em seu artigo 40, § 2º, inciso I, substitui a licenciatura para fins de cumprimento desse dispositivo legal.

DSC 1064“Os trabalhos apresentados na primeira mostra nos deixaram tão impressionados pela qualidade da intervenção realizada pelos alunos do curso, que nós nos inspiramos e trouxemos esta ideia para a Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica”. Evandro pontuou que o Trabalho de Conclusão de Curso da pós-graduação será um projeto de intervenção pedagógica – a exemplo dos que foram apresentados na I Mostra – porém, com adaptações à realidade do ensino técnico. “Foi uma grande inspiração e o PPC [Projeto Pedagógico do Curso] da Pós-Graduação em Docência na Educação Tecnológica, bem como o Programa Institucional de Apoio à Formação Docente no IFSULDEMINAS, foram aprovados por toda a comunidade, através da Resolução CONSUP n° 80, de 18 de dezembro de 2019.”

Confira a notícia sobre a I Mostra de Educação, Ensino e Práticas Pedagógicas do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Muzambinho. 

Texto: ASCOM

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página