Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professora contribui com a produção de vídeo do CONIF sobre MOOCs
Início do conteúdo da página

Professora contribui com a produção de vídeo do CONIF sobre MOOCs

Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 10h01 | Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 10h01

A professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder participou como convidada na produção de um vídeo sobre MOOCs, também conhecidos como cursos online, abertos e massivos (do inglês Massive Open Online Courses).

O vídeo tem 32 minutos, conta com legenda em português, intérprete de libras e aborda conceitos gerais sobre MOOCs, além de sugestões sobre como encontrar, participar e criar.

Está disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=YkDLlH7aEN8&feature=youtu.be

O vídeo é uma iniciativa do Grupo de Trabalho “Educação a Distância (GT de EaD)” dentro do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Faz parte da coletânea de materiais didáticos para enfrentamento a pandemia do COVID-19 na Rede EPT e tem sido construída e publicizada no canal do GT no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCDRVmT2Am4tDGblfqy7cChg

Participaram da elaboração desta apresentação:

  • Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder - Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Luis Otoni Meireles Ribeiro - Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Vanessa Battestin - Instituto Federal do Espírito Santo
  • Interprete de Libras do vídeo: Clara Marques Bodart - Instituto Federal do Espírito Santo

Sobre a professora Aracele

A professora Aracele é docente do Campus Muzambinho desde 2010. Atualmente, também está no papel de Diretora de Desenvolvimento Educacional. Entre 2014 e 2018 realizou doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos-SP, com estágio doutoral de um ano no Birkbeck College, em Londres, Inglaterra.

Em 2018, teve seu trabalho de doutorado classificado em 3º lugar no concurso de teses do Congresso Brasileiro de Informática na Educação com a temática sobre os MOOCs.

Informações sobre o trabalho de doutorado sobre MOOCs podem ser encontradas aqui: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/2457-tese-de-doutorado-defendida-por-docente-esta-entre-as-06-melhores-do-pais-na-area-de-informatica-na-educacao


Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal

O Conif é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.

São objetivos do Conif a valorização, o fortalecimento e a consolidação das 41 instituições congregadas – 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil.
Fonte: https://portal.conif.org.br/br/institucional/conif

registrado em:
Fim do conteúdo da página