Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho recebe alunos para retorno gradual às atividades letivas
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho recebe alunos para retorno gradual às atividades letivas

Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2021, 15h18 | Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 09h27

9Q6A6491

Esta segunda-feira, 18 de outubro de 2021, ficará marcada na história do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Após 19 meses de Ensino Remoto Emergencial, preparamos a instituição para receber nossos alunos com toda cautela e segurança necessárias à prevenção da COVID-19.

O retorno gradual prevê que, inicialmente, receberemos alunos dos cursos superiores de Medicina Veterinária, Tecnologia em Cafeicultura e do curso técnico subsequente em Enfermagem. Para estes estudantes serão ofertadas apenas disciplinas e/ou conteúdos curriculares específicos definidos como essenciais e que não foram substituídos por atividades remotas.

9Q6A6502O retorno com segurança

A volta às aulas está sendo muito celebrada em nossa instituição já que simboliza uma melhora significativa da pandemia e também a possibilidade de retomada de algumas das atividades letivas presenciais.

Segundo a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Milene Dias Ferreira Magri, o retorno tem sido "organizado com muita responsabilidade, cuidado e carinho. Os estudantes poderão realizar atividades práticas do curso que são fundamentais em sua formação, de maneira segura e ordenada”.

De acordo com a estudante do 4º módulo do nosso curso de Enfermagem, Vanessa Cristina A. Teixeira, "é um momento que todos estavam aguardando e é uma mistura de emoções e expectativas. Pretendemos estar aí com a galera, todo mundo, em breve, mas a volta as aulas é um bom sinal. Espero que todo mundo possa voltar à normalidade".

Vanessa ressaltou ainda que, neste período difícil, ela pode contar com apoio institucional para que conseguisse continuar seu curso e também que a instituição transmitiu a segurança necessária para um retorno sem maiores implicações. "Como estudante de enfermagem, passei a ver a pandemia com outro olhar. O Instituto se preocupou com a questão da segurança e com o cuidado que está passando para os alunos. O Instituto não iria voltar aos poucos se não desse essa segurança para os alunos, então a confiança é maior e é por isso que estamos aqui".

9Q6A6480Protocolos de segurança

Com o intuito de oferecer as melhores condições sanitárias possíveis, toda a estrutura do Campus passou por uma criteriosa avaliação e adequações.

Marcações estão fixadas no chão para garantir o distanciamento social; totens de álcool em gel e pias foram instalados em todo o Campus para higienização das mãos; para uso do bebedouro, os alunos serão presenteados com garrafinhas individuais; a fim de evitar aglomerações, horários de entrada e saída serão utilizados; cartazes com protocolos de segurança foram fixados por toda instituição.

Além disso, uma equipe de servidores orientará e garantirá que todos os protocolos sejam respeitados, incluindo o uso obrigatório de máscara em todos os espaços da instituição.

9Q6A6529Inquérito sorológico

Um inquérito sorológico ainda está sendo realizado no Campus para verificação da produção de anticorpos entre os estudantes que estão retornando à instituição.

Agendamentos estão sendo realizados com as coordenações de curso, e os estudantes que desejarem fazer o teste da COVID-19 poderão fazê-lo gratuitamente.

Os testes do tipo sorológico para detecção de IgM e IgG, realizados pela coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo, têm resultados em até 10 minutos. Este tipo de teste indica se a pessoa já foi infectada e se ainda tem produção de anticorpos contra o coronavírus devido a contágios anteriores ou a vacina.

No entanto é importante ressaltar que, para voltar às aulas, não será obrigatória a realização do teste. Segundo o enfermeiro da Instituição, Marcelo Lopes Pereira, a testagem não é um fator condicionante para o retorno, e os alunos com sintomas da doença foram orientados a não retornarem para as atividades presenciais por enquanto.

9Q6A6544A Comissão Local de Enfrentamento à COVID-19

Atenta aos perigos desta doença, a direção do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho criou a Comissão Local de Enfrentamento à COVID - 19. Durante todos os meses de pandemia a comissão realizou análises, determinou protocolos e sugeriu adaptações em nossa infraestrutura para um retorno seguro.

Estes estudos de viabilidade do retorno e determinação de protocolos foram criados seguindo um conjunto de indicadores das ameaças e vulnerabilidades do sistema de saúde no âmbito local, relacionadas à capacidade de atendimento, controle e monitoramento de medidas e cenário epidemiológico.

Atualmente, o Campus está na fase dois de seu Indicador Geral de Risco do Campus (IGRC), com nota de 24,9, o que configura risco moderado.

Com base em dados e metodologia científica, os trabalhos da Comissão já resultaram em 23 boletins informativos, os quais têm sido publicados semanalmente desde os primeiros meses de início da pandemia. Os boletins trazem o Indicador Geral de Risco criado a partir de dados como o número de novos casos por 100.000 pessoas nos últimos 14 dias; a Média Móvel do número de óbitos por COVID-19; a capacidade da escola de implementar 5 estratégias-chave de mitigação (uso consistente e correto de máscaras, distanciamento social o máximo possível, higiene das mãos e etiqueta respiratória, limpeza e desinfecção e rastreamento de contato em colaboração com autoridades de saúde); a ocorrência de situações de risco envolvendo indivíduos em atividades presenciais no Campus; a alteração percentual em novos casos por 100.000 habitantes durante os últimos 14 dias em comparação com os 14 dias anteriores (considerar possibilidade de subnotificação local); a porcentagem de leitos de unidade de terapia intensiva de referência ocupados SRAG/COVID; a porcentagem de leitos de unidade de terapia intensiva adulto ocupado; e a previsão de esgotamento de leitos de UTI (risco a).

Confira aqui o cronograma da Semana de Acolhimento e Ambientação e também uma seleção das principais perguntas e respostas sobre a primeira etapa de volta às aulas presenciais no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

TEXTO e Fotos: ASCOM

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página