Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professoras do curso de Pedagogia EaD apresentam artigo no Congresso Brasileiro de Informática na Educação
Início do conteúdo da página

Professoras do curso de Pedagogia EaD apresentam artigo no Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 10h04 | Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 14h09

foto3No dia 23 de novembro de 2021, a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder representou o IFSULDEMINAS no X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), de forma virtual.

Na ocasião, foi apresentado o artigo intitulado “Relato de uso de estratégias ativas e tecnologias digitais no ensino de TICs para pedagogia EaD” durante o XXVII Workshop de Informática na Escola (WIE). 

Além da professora Aracele, que leciona a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação para o 8º período do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, é coautora do artigo a professora Cristiane Fortes Gris Baldan, que também leciona no curso e é Coordenadora de Plataforma e Tutoria, bem como líder do Laboratório de Práticas Pedagógicas/Brinquedoteca no referido curso.

foto1O Artigo

O artigo descreve um relato de experiência com o ensino de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para 190 estudantes de uma turma do curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade EaD.

A disciplina foi conduzida com atividades centradas nos estudantes, sejam elas individuais ou coletivas, e os mesmos tiveram que demonstrar a capacidade de usar ferramentas, criar objetos de aprendizagem e aplicar o conhecimento em contextos relacionados às categorias abordadas no curso (Gestão Escolar, Educação Infantil e Ensino Fundamental I). A Educational Design Research (EDR) guiou a construção dessa intervenção. O uso de estratégias ativas, tais como aprendizagem baseada em casos, em pares e em projetos, bem como ferramentas digitais, em oposição a abordagens tradicionais de ensino de informática para o contexto EaD, trouxe engajamento e aprendizagem significativa.

O artigo está disponível nos anais do evento e pode ser acessado pelo link https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/17837

cbie brasilia 2019Congresso Brasileiro de Informática na Educação

O Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que tem como objetivo geral promover um fórum para reunir a comunidade da área de Informática na Educação, possibilitando a troca de informações e o estabelecimento de metas para que os desafios educacionais do Brasil sejam superados. Em particular, o CBIE funciona como um fórum para debater e propor avanços e soluções na área de Informática na Educação, visando o desenvolvimento da educação em todos os seus níveis, com o apoio de diferentes tecnologias.

A professora Aracele, que é filiada à Sociedade Brasileira de Computação, participa do CBIE desde 2009. E na edição de 2019, recebeu o terceiro lugar no Concurso de Teses e Dissertações com sua tese defendida na Universidade de São Paulo (USP), no Programa de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), com estágio doutoral no Birkbeck College - University of London, intitulada “A contribution to the process of designing for learning in Massive Open Online Courses (MOOCs)”.

TEXTO E IMAGENS: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

registrado em:
Fim do conteúdo da página