Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Podcast sobre geografia ganha destaque no cenário educacional
Início do conteúdo da página

Podcast sobre geografia ganha destaque no cenário educacional

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 10h08 | Última atualização em Quarta, 06 de Julho de 2022, 09h31

Foto Lívia 2Foto Lívia 2

Ex-aluna e docente do Campus Muzambinho ganham destaque no cenário educacional com podcast sobre geografia.

Durante o ensino remoto a ex-aluna do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, Lívia Rabelo Tereza, reuniu o conteúdo das aulas ministradas por seu professor de Geografia, Renê Lepiani Dias, e transformou em um podcast.

E a ideia fez sucesso! Ao todo foram produzidos 52 episódios, que totalizaram mais de 2400 visualizações ao longo do projeto e os números continuam subindo toda semana. Há conteúdos sobre Revolução Industrial; Formas de Trabalho e Revolução Verde; Agropecuária do Brasil; População e seus conceitos; Agropecuária dos EUA; Indústria e problemas ambientais; Geografia Econômica do Brasil; Conflitos no Oriente Médio - Guerra da Síria; Globalização Cultural; Processo de Globalização; Globalização Econômica, dentre outros temas.

Arte do Projeto

Todos episódios estão disponíveis através dos links:

A última conquista da iniciativa foi sua divulgação no site de Inovações em Educação PORVIR.

"Para nós foi um privilégio o convite para contar um pouco da nossa experiência aqui no IFSULDEMINAS -  Campus Muzambinho, uma vez que, a partir do relato no Porvir, docentes e discentes de todo o país poderão ter acesso aos resultados do nosso projeto. O Porvir é uma plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. Desde 2012, mapeia, produz e difunde referências para inspirar e apoiar transformações que garantam equidade e qualidade na educação a todos os estudantes brasileiros. Em 2019, após sete anos como um projeto do Instituto Inspirare, tornou-se uma organização autônoma e sem fins lucrativos. Com a característica de ser um Diário de Inovações, contém relatos de educadores sobre como estão inovando no dia a dia escolar", citaram a aluna e o professor.

Arte do Projeto 1Como surgiu a ideia

Lívia e Renê contaram que a ideia surgiu durante o período de ensino remoto, com a oferta de editais de projetos de ensino pelo Campus Muzambinho. "A ideia era criar uma metodologia ativa e criativa, que representasse uma alternativa às mesmices do dia a dia em “sala de aula”, já que estávamos no período de pandemia e todos os conteúdos eram ministrados de forma on-line. O podcast surgiu como uma ferramenta para estimular os alunos a estudarem os conteúdos de forma mais divertida. A essência, do ponto de vista conteudista, era a mesma, mas a forma de passar a mensagem foi o diferencial".

Os temas foram baseados nos conteúdos programáticos dos PPCs dos cursos técnicos integrados abordados nas disciplinas Geografia 2 (2º ano) e Geografia 3 (3º ano). Ao todo, foram produzidos 52 episódios, que abordaram os conteúdos do 2º ano (agropecuária, urbanização, população, fonte de energia e industrialização) e do 3º ano (globalização, rede de comunicação, rede de transporte, regionalização do espaço geográfico e conflitos geopolíticos).

Como foram realizadas as gravações?

O roteiro foi criado por Lívia que buscou tornar os episódios mais interessantes e chamativos para o público adolescente, "a forma de passar a mensagem foi o diferencial. Todos os roteiros foram elaborados utilizando uma linguagem mais simples, por meio de diversos recursos e referências da chamada “geração Z”, como músicas, memes, notícias e acontecimentos atuais, entre outras formas de entretenimento, sem que isso prejudicasse o conteúdo acadêmico".

“Aprendi a escrever roteiros, a produzir e editar episódios de podcast e também a como adequar minha linguagem para o tipo de público adolescente do qual faço parte. Em especial, percebi que, nos dias atuais, qualquer forma de compartilhar conhecimento é válida. Para mim, democratizar o acesso à educação é crucial, seja por meio de livros, videoaulas ou episódios de podcast, cada aluno possui uma maneira de aprender”, citou Lívia.

Arte do Projeto 2Importância da iniciativa

Lívia e Renê ainda aproveitaram para destacar como alguns projetos podem ser subestimados. "Por se tratar de um projeto desenvolvido na educação básica, muitos docentes não veem o potencial que seus projetos têm para o desenvolvimento do ensino, ciência e extensão. Neste sentido, o projeto baseado no podcast nos mostrou o quão longe podemos chegar, já que a partir de uma simples ideia de transformar aulas conteudistas, que são baseadas em pesquisas, leituras, referências bibliográficas, ou seja, o estilo tradicional de ensino, em áudios com uma linguagem mais simples, divertida e dinâmica, mas, ao mesmo tempo, sem perder a essência do conhecimento acadêmico, conseguimos disponibilizar todo conteúdo lecionado no 2º e 3º ano dos cursos técnicos integrados, além de publicar um capítulo de livro, um resumo expandido e um relato no diário de inovações no Porvir".

Renê ainda citou que, apesar do projeto ter acabado em 2021, todos os episódios estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem para as novas turmas de 2º e 3º anos dos cursos técnicos em Agropecuária, Alimentos e Informática integrados ao Ensino Médio. "Com o uso do podcast, os alunos passaram a acessar mais a disciplina de geografia e os conteúdos trabalhados. Para além do auxílio na compreensão dos temas, vejo o podcast como uma ferramenta plenamente capaz de estimular os estudantes a serem atores ativos e colaborativos no processo de ensino e de aprendizagem em qualquer disciplina e temática".

Os resultados obtidos pelo professor e a aluna foram alcançados por meio da participação em editais institucionais de fomento ao desenvolvimento de Projetos de Ensino.
O professor Renê submeteu e teve projetos de ensino aprovados nos Editais 86/2020 (1º Semestre de 2021) e 40/2021 (2º Semestre de 2021)

TEXTO: ASCOM

IMAGENS: Acervo dos entrevistados

registrado em:
Fim do conteúdo da página